Topo

Paulista - 2019

No Paulista, Santos foi mais "Barcelona" e menos driblador; Neymar é exceção

Destaque do Santos, Neymar é exceção dentro da equipe, que no Paulista tocou mais que driblou - Junior Lago/UOL
Destaque do Santos, Neymar é exceção dentro da equipe, que no Paulista tocou mais que driblou Imagem: Junior Lago/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/05/2012 12h13

O domínio do Santos no Campeonato Paulista pode ser traduzido em números. Melhor ataque, segunda melhor defesa e um dos que mais trocou passes, o time da Vila Belmiro, campeão do Estadual, foi mais “Barcelona” que driblador. Neymar, grande astro do tricampeonato alvinegro, é a exceção, líder em diversos quesitos.

Os dados são do Datafolha e compilam informações de todas as fases da competição. O Santos, conhecido como um time mais ousado e insinuante, mostrou um estilo mais cerebral no Paulista. A equipe de Muricy Ramalho teve o segundo melhor índice de acerto de passes, 85,8%, perdendo apenas para o Corinthians, que teve 86,2%.

Em dribles, no entanto, o Santos destoa dos rivais. O São Paulo é o líder no quesito, com 20,2 jogadas do tipo contra “apenas” 14,5 da equipe da Vila Belmiro, a quarta melhor, atrás ainda de Palmeiras e Corinthians, respectivamente.

Neymar, grande astro do time, é uma exceção. Ele é o jogador que mais driblou no Paulista, 9,7 vezes por jogo, contra 9,0 de Lucas, do São Paulo. As estatísticas, aliás, comprovam o protagonismo do atacante, artilheiro do campeonato com 20 gols.

O camisa 11 santista também foi quem mais finalizou (4,8 por jogo), quem mais recebeu bolas (44,9 vezes por jogo), quem mais sofreu faltas (6,7 por jogo) e o segundo que mais deu assistências (9). Em contrapartida, também foi quem mais sofreu desarmes: 11,3 por partida.

Outro destaque individual do Santos foi o volante Arouca, considerado o motor do meio-campo do time. Ele terminou o torneio como o mais eficiente em passes, acertando 93,3 % de suas tentativas ao longo da competição.