Topo

Paulista - 2019

Corinthians aposta em Renato Augusto para evitar pior início de ano desde 2001

Renato Augusto ouve Tite com atenção no treino do último sábado; meia estreia contra o Mirassol - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Renato Augusto ouve Tite com atenção no treino do último sábado; meia estreia contra o Mirassol Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

27/01/2013 06h00

O Corinthians visita o Mirassol neste domingo, às 17h, com a missão de conquistar a primeira vitória da equipe neste ano. Depois de um empate e uma derrota, o time comandado pelo técnico Tite aposta na estreia de Renato Augusto para evitar o pior início de temporada do clube desde 2001.

Naquele ano, o Corinthians de Dario Pereyra só conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista na quarta rodada. Nos três jogos iniciais, foram duas derrotas e um empate, que complicaram o início de torneio da equipe alvinegra. No início de fevereiro daquele ano, o uruguaio seria demitido e Vanderlei Luxemburgo voltaria ao clube para promover uma reação histórica que culminaria no título estadual.

Desde então, o Corinthians só demorou mais que dois jogos para vencer no início de um ano em 2005. Curiosamente, naquela época era o mesmo Tite quem comandava o clube, que perdeu as duas primeiras e venceu a terceira no Campeonato Paulista. Poucas rodadas depois, ele seria demitido e a equipe estrelada por Tevez e Mascherano seria campeã brasileira em alguns meses.

O que difere este ano dos demais é o fato de que, desta vez, não é o time principal do Corinthians que está sofrendo em campo. O retrospecto ruim no início da temporada é uma consequência do título do Mundial de Clubes de 2012. Para poupar os titulares, que fizeram um trabalho especial de pré-temporada, Tite decidiu começar o Paulista com um time reserva que apresentou muitas deficiências no 1 a 1 com o Paulista e, principalmente, na derrota por 1 a 0 para a Ponte.

FILHO DE PAOLO GUERRERO IMITA O CABELO DO PAI E DESCONHECE ZIZAO

  • Gustavo Franceschini/UOL

    Diego Guerrero, filho do atacante Paolo Guerrero, foi uma das atrações do treino do Corinthians nesta sexta. Nascido na Alemanha, o garoto tem oito anos de idade, vive com a mãe brasileira no Rio de Janeiro e está de passagem por São Paulo para visitar o pai, herói do Corinthians no Mundial de Clubes. Leia a matéria completa

Diante das dificuldades, o treinador recusou-se a antecipar o retorno de Guerrero, Emerson e companhia, mas promoveu mudanças no time. Tite suspendeu o rodízio que havia anunciado para o gol e manteve Danilo Fernandes, em detrimento do criticado Julio Cesar, que em tese deveria voltar à equipe titular depois de falhar na primeira rodada e dar lugar ao companheiro no jogo seguinte.

Na lateral, o jovem Igor substitui Welder, que também foi mal nas rodadas iniciais. É no meio, no entanto, que reside a maior expectativa de melhora do Corinthians. Contratado do Bayer Leverkusen por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 9,5 milhões), Renato Augusto fará a sua estreia com a missão de melhorar a criação alvinegra, setor que mais sofreu com os reservas na avaliação de Tite.

Conta a favor do Corinthians o retrospecto diante do Mirassol. Até hoje, os dois times se encontraram cinco vezes, com duas vitórias do time paulistano e três empates. O atual momento da equipe interiorana também não ajuda, já que foram duas derrotas em dois jogos no Paulista deste ano, uma delas na estreia, contra o São Paulo, no Morumbi.

O desempenho é pior do que a composição do elenco poderia fazer parecer. Mesmo com um orçamento modesto, o Mirassol reuniu nomes conhecidos para a disputa do Paulista, entre eles o goleiro Diego, ex-Flamengo, e o meia Rodrigo Possebon, ex-Santos. Neste domingo, o atacante Marcel, ex-Coritiba, Grêmio, São Paulo e Santos, deve fazer sua estreia.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio José Campos Maia, Mirassol (SP)
Data: 27/01/2013
Horário: 17h
Árbitro: Welton Orlando Wohnrath
Assistentes: Alex Alexandrino e Ferreira de Oliveira Junior

MIRASSOL: Diego, Eduardo, Welton Felipe, Gian e Andrezinho; Mineiro, Alex Silva, Rodrigo Possebon e Camilo; Marcel e Caion
Técnico: Ivan Baitello

CORINTHIANS: Danilo Fernandes, Edenílson, Felipe, Gil e Igor; Guilherme, Guilherme Andrade, Giovanni, Renato Augusto e Zizao; Romarinho
Técnico: Tite

ITAQUERÃO FICARÁ 100% PRONTO APENAS APÓS A COPA DO MUNDO DE 2014