Topo

Paulista - 2019

'Mudado', Fábio Costa deixa problemas e Santos no passado e volta a atuar após 870 dias

Fábio Costa tenta antecipar estreia em 20 dias e pode jogar contra o Corinthians - Band Esportes
Fábio Costa tenta antecipar estreia em 20 dias e pode jogar contra o Corinthians Imagem: Band Esportes

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Caetano do Sul (SP)

08/02/2013 11h57

O goleiro Fábio Costa sempre foi tachado como um 'problema'. Ao longo da carreira, acumulou polêmicas paralelamente a uma carreira bem sucedida. Aos 35 anos, estava afastado desde 23 de setembro de 2010 dos gramados, na derrota do Atlético-MG por 5 a 0 para o Fluminense. 870 dias depois, a espera acabará. Agora no São Caetano, ele teve de antecipar sua estreia em pelo menos 20 dias, e entrará em campo contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista.

"Realmente é um tempo longo de inatividade a longo de competitividade, mas nesses momentos o mais importante é o entusiasmo, a disposição. O cronograma era outro, mas Deus encaminhou para ser dessa forma. Acredito que Deus tem um plano de vida para nós. Eu estou feliz, satisfeito, e espero que possa depois de tanto tempo ajudar meus companheiros a buscar um resultado difícil. É difícil, mas já provamos que temos qualidade", afirmou o goleiro, em entrevista coletiva realizada no Estádio Anacleto Campanella.

Experiente e vivido, Fábio Costa se diz também mudado. Garante que aprendeu com os problemas do passado e sequer comenta o período de afastamento no Santos. Durante a entrevista, deu uma alfinetada na diretoria santista, mas evitou críticas e qualquer comentário a respeito do técnico Muricy Ramalho. Quer, apenas, focar no São Caetano.

"Foi um tempo de reflexão pra mim. Não fui 100% mal, nem 100% bem. Cabe a você fazer a análise do que foi útil ou não. E esse tempo me deu essa chance de repensar. Eu não sou o dono da verdade. Tenho minhas posições, independente do que vão pensar. Quando vejo que estou errado, não vejo problema em pedir desculpa. As pessoas que acreditam em mim são as mesmas, e não tenho obrigação de convencer ninguém. Não vou perder tempo com isso. Tenho pessoas que gostam de mim e acreditam em mim".

"Não quero falar do Santos, tenho outro objetivo no momento. O Santos vai seguir a vida dele e eu a minha. As opcões de trabalho são feitas por quem emprega. Tinha contrato, se quem comandava optou por não me utilizar, eu respeito. Não tenho mágoa nem raiva. São opções individuais. Tenho história lá dentro e por mais que tentem, não vão apagar", minimizou o jogador.

A estreia de Fábio teve de ser antecipada em uma situação de 'emergência'. Luiz, o goleiro titular para a temporada, teve de passar por uma cirurgia para reconstrução dos ligamentos do joelho direito. O substituto imediato, Fábio, também se lesionou na última rodada, contra o Guarani. Coube então a Juninho entrar no lugar dele. Só que no segundo tempo, o arqueiro foi expulso. Sem peça de reposição, o técnico Geninho teve de improvisar e colocar o meia Vandinho no gol.

Fábio Costa, que ainda está longe de sua forma física ideal, segundo ele mesmo afirmou, foi chamado às pressas por Geninho para ser titular da posição contra o Corinthians.

Rivaldo

O meia Rivaldo, outro reforço do São Caetano para a temporada, também fará sua estreia neste sábado. O experiente jogador sairá entre os 11 titulares, mas ainda não tem presença confirmada nos 90 minutos. Segundo o técnico Geninho, no intervalo da partida será feita uma análise da condição física do pentacampeão.