Topo

Contra o Comercial, Santos terá Damião em novo teste para seleção

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/02/2014 06h00

O atacante Leandro Damião terá mais um jogo para provar ao técnico Luiz Felipe Scolari que pode voltar a defender a seleção brasileira e, inclusive, disputar a Copa do Mundo no Brasil. Isso porque Felipão irá esperar até a semana anterior ao amistoso contra a África do Sul, que será disputado no dia 5 de março, em Joanesburgo, para fechar a lista com os atletas que atuam no Brasil.

O camisa 9 acreditava que sua estreia pelo Santos na vitória contra o Linense na semana passada seria a única chance de mostrar serviço a Felipão, no entanto, ele terá uma nova oportunidade nesta terça-feira, no duelo entre a equipe santista e o Comercial, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Campeonato Paulista.   

Luiz Felipe Scolari avisou que convocará nesta terça-feira apenas os jogadores que atuam na Europa. Caso o treinador da seleção não tivesse mudado de ideia, Damião praticamente não teria outra oportunidade de chamar a atenção de Felipão, pois o amistoso contra a África é o último antes da convocação final para a Copa.

Além de convencer Felipão, o reforço mais caro da história do Santos, R$ 42 milhões, precisa justificar a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira. O treinador sacou o jovem Gabriel Barbosa, artilheiro do time com quatro gols na temporada, para colocá-lo como titular.

Na partida contra o Comercial, Gabigol, como é conhecido desde as categorias de base do Santos, ficará como opção no banco de reservas. Ele estava suspenso na vitória contra o Linense por 2 a 1, na última quinta-feira, em Lins, e foi substituído por Leandro Damião.

Damião, que ficou no quase em sua estreia ao marcar um gol anulado pelo árbitro, viu outra "prata da casa" do clube, o centroavante Stéfano Yuri, brilhar em sua posição. Yuri entrou na vaga do camisa 9 aos 34 minutos do segundo e marcou o gol da vitória santista quatro minutos depois.

Para o duelo contra o Comercial, Oswaldo de Oliveira repetirá a mesma escalação pela primeira vez na temporada. Isso porque o treinador utilizou o mesmo time venceu o Linense no coletivo da última segunda-feira, no CT Rei Pelé. O recém-contratado, Lucas Lima, ex-Internacional e Sport, não treinou sequer entre os reservas.

O meia de 23 anos realizou apenas um trabalho em campo reduzido com os atletas que não devem ser relacionados para o jogo, casos de Victor Andrade e David Braz, além dos recém-promovidos da última Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O Comercial não vive grande fase no Paulista. O time de Ribeirão Preto soma quatro derrotas na competição, e apenas uma vitória e um empate. Por conta disso, o técnico Toninho Cecílio foi demitido e deu lugar a Vágner Benazzi. Já o Santos é o líder do Grupo C, com 16 pontos ganhos, e soma duas goleadas por 5 a 1 no Paulistão – diante de Corinthians e Botafogo-SP.

FICHA TÉCNICA: SANTOS x COMERCIAL

Data: 11 de fevereiro de 2014, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Marcio Henrique de Gois
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli  e Giulliano Neri Colisse

SANTOS: Aranha, Cicinho, Neto, Gustavo Henrique e Mena; Alan Santos, Arouca e Cícero; Thiago Ribeiro, Geuvânio e Leandro Damião
Técnico: Oswaldo de Oliveira

COMERCIAL: Júlio Sérgio; Marcos Pimentel, Edimar, Reniê e Wilian Simões; Xaves, Marcus Winícius e Patrick; Leandrinho, Rodrigo Jesus e Marcelo Toscano
Técnico: Vagner Benazzi