Topo

Com Damião em baixa, Santos confia em 'Vila 100%' contra o Atlético Sorocaba

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/02/2014 06h00

Enquanto tenta recuperar o atacante Leandro Damião, que encara jejum de seis jogos, o Santos aposta nos 100% de aproveitamento atuando na Vila Belmiro em 2014 para conquistar mais uma vitória no Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira, a equipe santista encara o Atlético Sorocaba, às 19h30 (de Brasília), em jogo válido pela nona rodada da competição.

O Santos atuou quatro jogos na Vila Belmiro e venceu os quatro, dois deles por goleadas de 5 a 1 – contra Corinthians e Botafogo-SP. As outras vitórias foram contra o XV de Piracicaba, por 1 a 0, na estreia do time na temporada, e contra o Comercial, por 2 a 0, na semana passada.

 O técnico Oswaldo de Oliveira não esconde que o alçapão santista é determinante na campanha do Santos no Estadual. O time lidera o Grupo C, com 19 pontos ganhos, cinco pontos a frente do São Bernardo, segundo colocado.

“A diferença é fundamental. Temos que nos adaptar a cada campo, porque o campeão se faz fora (no campo do adversário). Em outras oportunidades, sempre faz a diferença jogos que se ganha fora. Em casa, é conseguir manter regularidade maior e conquistar mais pontos. As condições de jogos são muito diferentes das condições que temos na Vila”, afirmou Oswaldo, que lamentou as condições de jogos nos últimos confrontos do Santos no interior paulista.

“É flagrante a diferença de gramado, de luz. A distância que percorre para jogar em Lins ou Penápolis. Viagens difíceis de serem percorridas. Gramados irregulares, lentos. Não dá para jogar como aqui (Vila). A velocidade é outra, a percepção é outra. Motivação do adversário, presença da torcida. Tivemos jogos muito semelhantes contra Ituano, Linense e Penapolense. Não perdemos os outros porque saímos na frente do marcador, a equipe se impôs e jogou com onze jogadores o jogo todo. Mas corremos riscos contra Ituano e Linense”, lamentou.

Para o duelo contra o Atlético Sorocaba, Oswaldo de Oliveira confirmou que o meia Leandrinho e o zagueiro Jubal serão titulares. A dupla substitui os suspensos Alan Santos e Gustavo Henrique.

Damião, que sofre pressão por não ter marcado gol nos três jogos que atuou pelo Santos, está mantido no ataque ao lado de Geuvânio e Thiago Ribeiro. A única novidade do ano fica no banco de reservas – o volante Alison está recuperado de uma mialgia na coxa esquerda e foi relacionado para jogar pela primeira vez nesta temporada.

Já o meia Lucas Lima, contratado do Internacional, foi preterido por Oswaldo de Oliveira mais uma vez. O treinador alega que é uma opção de composição de banco, mas o atleta é vetado novamente em meio ao imbróglio de sua contratação. A Doyen Sports, grupo de investidores maltês e parceiro do Santos, ainda não pagou os R$ 5 milhões acordados com o clube gaúcho.

“O Alison está relacionado, o Lucas ainda não. Neste momento, pela composição do banco, eu ainda estou prescindindo da presença dele, mas ele está treinando bem e vai ter oportunidades”, disse.

O Atlético Sorocaba é o lanterna do Grupo A, com apenas cinco pontos, o que o coloca na zona de rebaixamento no índice geral. O time do interior possui alguns jogadores bastante conhecidos no cenário do futebol brasileiro, a maioria com passagens por Corinthians e Palmeiras. Casos do goleiro Deola, do lateral direito Fabinho Capixaba, do lateral e meia Coelho, do volante Boquita e do atacante Ewerthon.

FICHA TÉCNICA: SANTOS X ATLÉTICO SOROCABA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 20 de fevereiro de 2013 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Assistentes: João Edilson de Andrade e Maiza Teles Paiva

SANTOS: Aranha, Cicinho, Jubal, Neto e Mena; Arouca, Leandrinho e Cícero; Geuvânio, Thiago Ribeiro e Leandro Damião
Técnico: Oswaldo de Oliveira

ATLÉTICO SOROCABA: Deola; Fabinho Capixaba, Thiago Costa, Danilo e Matheus, Coelho, Fernando, Marcinho e Douglas Packer; Michel (Ewerthon) e Danilo Alves
Técnico: Roberto Cavalo