Topo

Thiago Ribeiro recusa retranca e promete sufocar Palmeiras com DNA ofensivo

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

19/03/2014 13h57

Se depender do atacante Thiago Ribeiro o quinteto ofensivo será mantido para o clássico contra o Palmeiras no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O camisa 11 descartou a possibilidade de a equipe santista mudar seu estilo de jogo na reta final da competição e prometeu sufocar o rival com quinteto ofensivo – formado por ele, Cícero, Geuvânio, Gabriel Barbosa e Leandro Damião.

“A gente vai jogar da mesma maneira, principalmente dentro da Vila. A gente vai jogar atacando, procurando fazer os gols, o Palmeiras tem uma grande equipe, mas o nosso estilo de jogo vai ser o mesmo, independente de ser um clássico. A gente tem uma maneira definida de jogar independente do adversário. Vamos jogar pra cima, sufocando o Palmeiras”, afirmou Thiago Ribeiro.

O Santos tem o melhor ataque da competição, com 37 gols em 14 jogos. Dentro da Vila Belmiro, a equipe de Oswaldo de Oliveira possui 100% de aproveitamento – foram sete partidas e sete vitórias.

O quinteto ofensivo ainda rendeu cinco goleadas ao Santos no Campeonato Paulista – contra Corinthians (5 a 1), Botafogo (5 a 1), Bragantino (5 a 0), Mogi Mirim (5 a 2) e Oeste (4 a 1).

“Temos jogado assim todos os jogos e vem dando certo. Então não podemos mudar nossa maneira de jogar, nós só sabemos jogar assim, temos esse DNA de jogar sempre buscando o gol e a gente espera ter sucesso mais uma vez”, disse.

Apesar do bom desempenho, o quinteto ofensivo sofre ameaça de acabar. Oswaldo de Oliveira está insatisfeito com o desempenho de seus jogadores no quesito marcação. Isso porque o treinador ficou bastante irritado com os erros coletivos do sistema defensivo no empate contra o Rio Claro por 3 a 3 no último domingo.

A falta de espírito coletivo e principalmente os erros de cobertura tem tirado o sono de Oswaldo, que pode promover a entrada do volante Alison e vetar Gabriel Barbosa.

Entretanto, justamente a eficiência de Thiago Ribeiro na marcação pode influenciar Oswaldo a manter o quinteto. O atacante, que desfalcou o time contra o Rio Claro, é considerado a referência do treinador quando o assunto é marcação. Por conta disso, existe a possibilidade do comandante santista adiar a mudança tática e dar mais uma chance ao esquema ofensivo.