Topo

Quero ver 11 contra 11. Santos não teme Penapolense, único vilão de 2014

Santistas veem jogo atípico na primeira fase do Paulista e "culpam" expulsão por goleada sofrida em Penápolis - RUBENS CARDIA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Santistas veem jogo atípico na primeira fase do Paulista e "culpam" expulsão por goleada sofrida em Penápolis Imagem: RUBENS CARDIA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

30/03/2014 06h00

O Penapolense goleou o Santos por 4 a 1 na primeira fase do Campeonato Paulista e provocou a única derrota do alvinegro praiano nesta temporada. Mesmo assim, comissão técnica e jogadores da equipe santista não temem um novo tropeço diante do time do interior neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela semifinal da competição.

Os santistas têm convicção que o jogo foi atípico e que o principal motivo da derrota foi a expulsão do zagueiro Gustavo Henrique aos 23 minutos do segundo tempo. Quando o defensor foi expulso, o Penapolense vencia apenas por 2 a 1, mas soube aproveitar o fato de jogar com um mais e marcou mais dois gols. A partida também contou com um pênalti inusitado cometido por Leandro Damião no inicio da partida e que originou o primeiro gol do time de Penápolis.

“É uma equipe bem montada pelo Narciso, mas aquele jogo foi atípico. Em determinadas situações do jogo tivemos jogador expulso, e outra série de coisas, agora é um jogo diferente”, afirmou Cícero.

O técnico Oswaldo de Oliveira utiliza a derrota sofrida para o Penapolense como lição até hoje. O treinador alega que corrigiu os erros e faz questão de lembra do prejuízo que a única expulsão do time na temporada causou durante o jogo.

"Já havia conversado antes (com o grupo), dei continuidade, mas não foi um divisor de águas (a derrota). Tivemos perto de um revés contra o Ituano e tivemos outras partidas difíceis, também, mas só nessa (contra o Penapolense) ocorreu à expulsão. Foi onde fiz uma referência ao elenco, que vez por outra repassamos, pois é muito importante começar e terminar com 11 homens", explicou.

O reencontro entre Santos e Penapolense pode ser quente. Isso porque o confronto da primeira fase também ficou marcado por uma confusão no final da partida, que ocasionou a expulsão de Petros, do time do interior.

Os santistas acusaram Petros, autor do 3° gol do Penapolense, de ter provocado o time do Santos em razão da goleada. Ele foi expulso de forma direta pelo árbitro José Claudio Rocha Filho, logo após pequena troca de empurrões com o volante do Santos Segundo Arouca, Petros o provocou: "Ficou falando besteira, que estava metendo quatro na gente. Com todo respeito, mas o Penapolense é um time pequeno", declarou.

Para encarar o Penapolense, Oswaldo de Oliveira pode promover alterações no quinteto ofensivo do Santos. O treinador revelou que alguns atletas acusaram alto cansaço após o exame de CK (testes de sangue para detectar a presença da enzima creatina quinase). Com isso, ele acena com a entrada do atacante Rildo, atleta que agrada bastante o treinador e não pôde atuar contra a Ponte Preta por questões contratuais.

"Sinceramente, ainda estou examinando a situação do Rildo. Tenho gostado muito dele, que não jogou o último jogo por ainda ter vínculo com a Ponte Preta. É um jogador que gosto bastante, mas também tenho aprovado os outros quatro. Ele está descansado”, disse.

O Santos não tem nenhum desfalque por suspensão para o duelo contra o Penapolense. A partida ocorrerá na Vila Belmiro pelo fato de a equipe santista terminar a primeira fase com a melhor campanha. No entanto, o regulamente não dá a vantagem do empate ao time de Oswaldo. Se o duelo terminar empatado, a vaga para a final será decidida nos pênaltis.

O Penapolense entrará em campo confiante por dois motivos. Além de golear o Santos na fase de grupos, o time de Narciso, ex-técnico das categorias de base do alvinegro praiano, chegou a semifinal após eliminar o São Paulo na decisão por pênaltis. Para repetir os feitos diante dos “grandes”, a equipe de Penápolis continuará apostando em um seu esquema mais cauteloso.

FICHA TÉCNICASANTOS X PENAPOLENSE

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 30 de março de 2014, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Rogério (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)

SANTOS: Aranha, Cicinho, Neto, David Braz e Mena; Arouca, Cícero, Gabriel; Geuvânio, Thiago Ribeiro e Leandro Damião
Técnico: Oswaldo de Oliveira

PENAPOLENSE: Samuel; Rodnei, Jailton, Gualberto e Rodrigo Biro; Liel, Washington (Heleno), Petros e Guaru; Neto (Douglas) e Alexandro Créu
Técnico: Narciso