Topo

Destaque do Ituano celebra final após superar suicídio da ex-namorada

Rafael Silva em ação no Campeonato Paulista contra o São Paulo. Ituano está na final - Reinaldo Canato/UOL
Rafael Silva em ação no Campeonato Paulista contra o São Paulo. Ituano está na final Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

05/04/2014 06h02

Rafael Silva era um garoto cheio de sonhos e viu o mundo desmoronar diante de uma tragédia: o suicídio da ex-namorada. Parecia tudo perdido, mas ele encontrou forças. Três anos depois, o atacante do Ituano formou uma família e vive o melhor momento de sua carreira coroado pela chegada à final do Campeonato Paulista.

Rafael é um dos destaques do time de Itu e foi importante para a equipe poder decidir o título contra o Santos a partir do próximo domingo. Aos 23 anos, já pensa em alçar voos mais altos. Sonha em defender um time grande e, quem sabe, a seleção brasileira. Faz até contas para disputar sua primeira Copa do Mundo.

“Sonho em mostrar meu talento em um grande clube, em deixar meu nome da história do futebol e chegar à seleção. Quem sabe daqui a quatro anos. Tenho 23 anos, na próxima Copa terei 27. Vou estar no auge”.

Rafael marcou cinco gols no Paulistão, um deles considerado um dos mais bonitos do campeonato contra o Oeste. O jogador prefere ressaltar o futebol coletivo, mas admite que é seu melhor momento. “No Ituano tive uma sequência maior de jogos, antes sofri com lesões e às vezes era a segunda opção”, diz ele que passou por Portuguesa, Noroeste e pelo futebol português antes de chegar ao clube.

Para ele, a união foi a chave do time para  desbancar favoritos como o Corinthians dentro do próprio grupo e vencer o Palmeiras nas quartas de final. Diante do Peixe, a estratégia já está preparada.

“O favoritismo é do Santos, vamos respeitar, mas quando estivermos com a bola não podemos só ficar recuados. Tem que explorar a velocidade no ataque. Ir com o mesmo pensamento que fez a gente chegar até aqui. Vamos tentar um título muito importante, no primeiro semestre é o principal campeonato do país. É o que mais dá visibilidade”, disse.

Na vida pessoal, Rafael se casou recentemente e vive com sua mulher Cristiane e a filha Rafaela. A família, que ele considera a base de tudo,  vai aumentar e mais um neném já está a caminho. 

Três anos atrás, o momento era bem diferente e ele se viu diante de uma tragédia. Em 31 de julho de 2011, ainda quando era jogador da Portuguesa, a sua ex-namorada na época, Flávia Anay de Lima, caiu do 15º andar de um prédio na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo.

Rafael Silva, jogador do Ituano, com a nova mulher Cristiane - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Rafael Silva com a nova mulher Cristiane
Imagem: Reprodução/Facebook
O jogador chegou a ser considerado suspeito pela morte da jovem que tinha 16 anos. Tempos depois, a perícia concluiu que Flávia se suicidou ao ser atirar do prédio. Rafael foi inocentado. 

Hoje, ele prefere não tocar no assunto. “Eu procuro evitar falar, já fazem três anos, quero curtir minha fase. Inclusive, tenho até medo que isso me atrapalhe".

Em entrevista ao UOL Esporte em dezembro do ano passado, ele comentou o desfecho do episódio. "Pra mim foi normal a inocência, pois eu sabia que não tinha feito nada. Mas foi um alívio pelo que diziam. As pessoas falavam muita besteira. Mas hoje coloquei um ponto final nisso", disse, na ocasião.