Topo

O único 'rebelde' que faz falta! Santos fica sem rumo com saída de Arouca

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

10/02/2015 06h00

As três primeiras rodadas do Campeonato Paulista serviram para a comissão técnica e a diretoria do Santos perceberem que o volante Arouca é o único “rebelde” que não tem substituto no elenco santista. Para os lugares de Aranha, Edu Dracena e Mena, a equipe santista possui até concorrentes para as vagas.   

No entanto, entre os rebeldes, termo utilizado nos bastidores da Vila Belmiro para os lideres do time que deixaram o clube nesta temporada, Arouca é o único que faz falta dentro de campo. Sem o camisa 5, que acionou o clube na Justiça e depois fez acordo para rescindir contrato, o time de Enderson Moreira ficou sem ligação entre a defesa e o ataque.

Alison e Renatinho formaram a dupla de volantes nos três primeiros jogos. O jovem volante se destaca na marcação, mas deixa a desejar na saída de bola. O veterano Renato, por sua vez, não perdeu a qualidade técnica, mas já não tem a mesma força física de 2002 [quando foi campeão brasileiro] para “subir” ao ataque.

Por conta disso, o meia Lucas Lima tem sido obrigado a buscar a bola na frente da defesa. No entanto, o camisa 20 não consegue se aproximar dos atacantes com frequência, pois ficou “sacrificado” no meio-campo. Até Robinho, que atuou como “falso centroavante” nas duas primeiras rodadas, sentiu a distância dos setores e tenta voltar ao meio-campo para buscar a bola.

Enderson Moreira tenta esconder a problema. Se nos bastidores pede um substituto para Arouca no mercado da bola, publicamente ele diz que Renato e Arouca são jogadores com as mesmas características.

“Não acho que temos dificuldade nesse quesito. O Arouca tem muita força, mas o Renato se apresenta mais na área. O Renato faz isso com troca de passes. O objetivo é o mesmo. Estou muito feliz com os dois que jogaram [Alison e Renato]. Eles “casam” muito bem, um complementa o outro, nós temos outros jogadores que não colocamos ainda e são jogadores de qualidade também. O Arouca faz parte do passado, um passado vitorioso”, disse.

Apesar de dizer que está satisfeito com a dupla de volantes, Enderson promove diversas alterações no setor durante os treinos. Leandrinho é a principal aposta. A revelação santista, que perdeu espaço no elenco desde a saída de Muricy Ramalho, tem se destacado nos treinos.

Além de Leandrinho, o técnico santista utilizou o jovem Lucas Otávio e já improvisou Elano e até Victor Ferraz no setor.

A diretoria santista aposta em Thiago Maia, atleta que defendeu a seleção brasileira sub 20 no Sul-Americano da categoria no Uruguai, para o lugar de Arouca. Mas Enderson Moreira já avisou que vê a revelação santista como substituto de Alison, na função de primeiro volante.

O único reforço do Santos que não estreou, o colombiano Valencia, é volante, mas tem características semelhantes à de Alison.