Topo

Patrocínio polêmico a árbitros paira sobre Palmeiras x Botafogo-SP

Dudu comemora gol do Palmeiras contra o Mogi Mirim - Julia Chequer/Folhapress
Dudu comemora gol do Palmeiras contra o Mogi Mirim Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

12/04/2015 06h00

O Palmeiras recebe neste domingo o Botafogo-SP, no Allianz Parque, pelas quartas-de-final do Paulistão. Durante a semana, entretanto, mais comentado do que a partida foi o polêmico patrocínio da Crefisa, patrocinadora máster do alviverde, aos árbitros do campeonato estadual.

É importante ressaltar que nenhum dos dois clubes que estarão em campo acreditam em qualquer hipótese de favorecimento por causa do acordo. Isso não significa, porém, que não achem que isso pode colocar pressão nos árbitros.

O treinador palmeirense Oswaldo de Oliveira afirmou na sexta-feira que teme que, na ânsia de deixar claro que não irá favorecer sua equipe, a arbitragem acabe errando contra ela.

"Não acredito que tenha algum problema, a arbitragem é uma coisa neutra. O que me preocupa é se esse assunto continuar sendo debatido, a arbitragem pode se preocupar demais em não parecer parcial e se tornar parcial às avessas", disse.

Do lado do Botafogo-SP, o discurso também é de crença total na idoneidade dos árbitros e da federação. Apesar disso, a diretoria do clube de Ribeirão Preto admite que o caso é bastante incomum.

"Acho uma situação inusitada, a gente nunca se recorda de a arbitragem ter o patrocínio de uma empresa, ainda mais uma patrocinadora dos clubes participantes. A gente foi notificado. A principio acreditamos na idoneidade da Federação Paulista. Pode até dar margem a comentários. Mas a princípio não vemos problema; Só é um fato inusitado mesmo", disse o diretor de futebol Raphael Magno Teles.

O primeiro dia disputa das quartas-de-final teve um erro de arbitragem, que acabou ajudando o rival Corinthians: a Ponte Preta, eliminada pelo alvinegro neste sábado, teve um gol anulado.

O Palmeiras tem novidades para o jogo: Cleiton Xavier e Kelvin foram inscritos na competição. Os dois, porém, não serão titulares. Valdivia, que ainda não tem condições te jogar 90 minutos também começa no banco de reservas. A equipe que entrará em campo será a que vem sendo titular com Oswaldo de Oliveira na temporada.

O Botafogo-SP, por sua vez, faz mistério e não divulgou a escalação. O clube de Ribeirão venceu suas últimas duas partidas, contra São Paulo e Mogi Mirim, e deve manter boa parte dos titulares nessas duas partidas.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X BOTAFOGO-SP

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data/Horário: 12/4/2015, às 11h
Árbitro: Marcelo Rogério
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Fabricio Porfirio de Moura

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel e Arouca; Rafael Marques, Robinho e Dudu; Cristaldo. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

BOTAFOGO-SP: Renan Rocha; Gimenez, Eli Sabiá, Halisson e Dênis; André Rocha, Liel, Bruno Costa, Rodrigo Andrade e Vitor; Diogo Campos. Técnico: Régis Angeli.