Topo

Tite de novo alivia para Sheik. Agora, atacante está suspenso por simulação

Suspensão de Emerson Sheik foi absolvida por Tite - Junior Lago/UOL
Suspensão de Emerson Sheik foi absolvida por Tite Imagem: Junior Lago/UOL

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

12/04/2015 06h00

O Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0 no sábado e está na semifinal do Campeonato Paulista, mas nem tudo é notícia boa.

Emerson Sheik recebeu o terceiro cartão amarelo e não jogará no próximo fim de semana. Tite novamente isentou o atacante de culpa, embora tenha sido lance de simulação na área da Ponte.  A jogada ocorreu aos 32min do segundo tempo, quando o Corinthians tinha vantagem no placar.

“Não”, respondeu Tite quando perguntado se iria reprimir Sheik pela jogada que gerou o cartão amarelo. “Aquilo é lance de velocidade, sem condição nenhuma. Chega (na frente) e não dá tempo de estabelecer contato (com a marcação). Não é simulação, é de jogo, não foi nada. Nem preciso rever pela televisão. Ele toca mais rápido na bola. Desse aí não (vou reprimir)”, explicou o treinador.

Há uma semana, Emerson Sheik ocasionou discussão forte com jogadores santistas em clássico na Arena Corinthians. Ele pisou sobre o volante Renato, o que passou impune pela arbitragem, mas recebeu amarelo e ficou pendurado depois de chutar Geuvânio na linha de cintura. Na saída do gramado, naquele dia, o atacante disse que sabia jogar duro quando jogavam duro com ele. Tite, publicamente, também não repritiu Sheik naquele dia. Mas o amarelo de domingo passado, somado ao cartão deste sábado, geraram a suspensão na semi.

Antes de viagem à Argentina para enfrentar o San Lorenzo, em março, o atacante acabou cortado da delegação porque não estava em condições físicas ideais após inflamação no joelho. O clube negou de maneira oficial, mas o diretor de futebol Sérgio Janikian confirmou que Emerson tinha se atrasado para treinamento. Foram três fatos desse tipo em 2015.

Na ocasião, Tite em duas entrevistas também poupou Sheik. Na primeira delas, na Argentina, negou que o atacante tivesse se atrasado. Depois, em São Paulo, deixou o assunto para a diretoria e pediu que não fosse questionado após três perguntas sobre o mesmo tema.

A falta de pulso com o elenco, mas principalmente Emerson Sheik, gerava irritação na diretoria anterior do Corinthians na vitoriosa passagem de Tite pelo clube até 2013. Por esse motivo, há um ano e às turras com Mano Menezes, o atacante foi dispensado e emprestado ao Botafogo.

Com contrato até 31 de julho, Sheik tem hoje a situação discutida pelo departamento de futebol. Na última quinta, o gerente Edu Gaspar disse que diretoria e comissão técnica haviam se reunido para tratar sobre o tema recentemente. Em manifestação pública, Tite já se declarou favorável à extensão do vínculo.

O adversário do Corinthians no fim de semana será conhecido neste domingo – Palmeiras, Botafogo-SP ou XV de Piracicaba. Sem Emerson, suspenso, Tite deve se definir entre o colombiano Stiven Mendoza ou o experiente Danilo em semi de jogo único em Itaquera.