Topo

Ofensivo, Náutico goleia e volta a vencer após 3 jogos; Santa Cruz segue 100%

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/01/2011 23h02

Na noite desta segunda-feira três jogos completaram a quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Pernambucano. No estádio dos Aflitos, o Náutico precisou apenas do primeiro para definir a partida, golear o Porto por 4 a 1 e quebrar um jejum de três compromissos sem vencer. Já o Santa Cruz manteve o 100% de aproveitamento ao bater o Salgueiro, fora de casa, por 1 a 0.

Com este resultado o Náutico chegou aos oito pontos, empatado com o Petrolina, mas fica na quarta colocação por levar vantagem no saldo de gols. Já o Santa Cruz segue sozinho na liderança, com 15 pontos ganhos. Na próxima quarta-feria, às 21h (de Brasília) o alvirrubro enfrenta o Vitória-PE, fora de casa. No mesmo dia e horário o tricolor recebe o Petrolina, no Arruda.

Apesar de estar jogando contra um rival que estava com 100% de aproveitamento e não tinha levado nenhum gol o técnico Roberto Fernandes surpreendeu na escalação do Náutico e mandou a campo uma equipe com três atacantes. Bastante ofensivo desde o início, o time da casa teve a oportunidade de abrir o placar logo aos 5min, porém, o meia Eduardo Ramos desperdiçou a cobrança de pênalti.

O Náutico seguiu ditando o ritmo do jogo, impondo muita velocidade e mostrando bastante organização com a bola nos pés. Superior, o time da casa parava nas defesas do goleiro Mondragon, que conseguiu segurar o zero no placar até os 20min, quando Ricardo Xavier fez o primeiro gol. Três minutos depois foi a vês de Eduardo Ramos ampliar para 2 a 0.

Determinado em definir a partida na primeira etapa, o Náutico continuou atacando em um ritmo alucinante o alvirrubro ainda marcou mais dois gols, aos 34min com Ricardo Xavier e aos 42min com Rodolfo Potiguar, antes do final da primeira etapa e foi para o intervalo vencendo por 4 a 0.

Satisfeito com a atuação da equipe, o meia Eduardo Ramos pediu para o Náutico continuar atacando. “A gente sabe que não vai agradar sempre, mas temos futebol para mostrar mais do que isso. Agora precisamos voltar ao segundo tempo na mesma pegada e o melhor sinal de mostrar respeito ao adversário é fazendo mais gols.”

Porém, o que se viu na volta do intervalo foi um Náutico tentando cadenciar mais a partida e, com isso, o Porto cresceu. Com a partida praticamente definida o time de Caruaru tentava diminuir a vantagem no marcador e conseguiu aos 16min com Altemar. Depois disso, os visitantes ainda tiveram outras oportunidades, mas a partida terminou mesmo com o placar de 4 a 1.

Santa Cruz vence e segue soberano no Pernambucano

Sensação do Campeonato Pernambucano o Santa Cruz precisou apenas do seu primeiro lance na partida para definir o placar. Aos 3min, Alexandre Silva cruzou na cabeça do artilheiro Thiago Cunha, que livre de marcação na segunda trave só teve o trabalho de empurrar para o gol.

No segundo tempo o Salgueiro partiu para cima buscando empatar o jogo, mas os atacantes do time da casa pararam na boa atuação do goleiro Tiago Cardoso que fez duas grandes defesas e garantiu o resultado para o Santa Cruz, para felicidade do técnico Zé Teodoro, que elogiou bastante seus jogadores.

“A gente foi determinado, os jogadores cumpriram tudo aquilo que falamos e é uma vitória deles. Agora temos que manter esse ritmo, conter a empolgação e manter a humildade para seguir surpreendendo”, declarou o treinador do Santa Cruz.

No outro jogo desta segunda-feira, o Central sofreu uma pressão da Cabense, mas, mesmo jogando fora de casa, venceu por 1 a 0, se manteve invicto, chegou a 13 pontos e tirou a segunda colocação na classificação do rival Porto. Já a equipe do Cabo de Santo Agostinho permaneceu com cinco pontos e caiu para a oitava posição.