Topo

Sob olhar do novo chefe, Sport tenta recuperação; Náutico quer colar no Santa

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/02/2011 07h02

Na noite desta quarta-feira todos os 12 clubes entram em campo para a décima rodada do Campeonato Pernambucano, a penúltima do primeiro turno da competição. O destaque fica por conta do duelo dos líderes da competição, Santa Cruz e Central, do Sport contra o Porto, em Caruaru, em jogo que terá a presença do novo técnico do rubro-negro, Hélio dos Anjos, e do Náutico que pega o lanterna para tentar se aproximar da ponta.

O Santa Cruz lidera o Campeonato Pernambucano com 21 pontos, seguido de perto pelo rival desta quarta-feira, o Central, com um tento a menos. Empatados com 18 pontos, Porto e Náutico, ocupam, respectivamente a terceira e quarta posições, e torcem por um empate no duelo entre os primeiros colocados, para colar de vez na ponta. Com uma campanha abaixo do esperado o Sport é apenas o sétimo, com 14 pontos.

Com a derrota no “Clássico das Emoções”, no último domingo o técnico Geninho pediu demissão e a diretoria do Sport agiu rápido e contratou Hélio dos Anjos, que estava no Vila Nova-GO, para substituí-lo. Apesar de já estar em Recife, o novo comandante só irá acompanhar a partida contra o Porto, às 22h (de Brasília), no estádio Lacerdão, em Caruaru, e o time será dirigido interinamente por Gustavo Bueno.

Para tentar a reabilitação o técnico interino promoveu três retornos ao time titular, o goleiro Magrão, o lateral esquerdo Dutra e volante Germano. Para o atacante Carlinhos Bala, que formará dupla com Ciro, o Sport tem condições de se reabilitar na competição. “Temos um bom elenco e aqui todo mundo se respeita e se cobra. Agora temos que assumir a responsabilidade e reverter a situação. Estamos a quatro pontos do G-4 e com duas vitórias poderemos melhorar bastante a nossa situação dentro da competição.”

Apesar de não deixar o G-4 mesmo que perca nesta rodada, o Náutico não está pensando no “Clássico dos Clássicos”, contra o Sport, no próximo domingo, tanto que o técnico Roberto Fernandes não vai poupar nenhum titular na partida contra o lanterna América-PE, às 20h30 (de Brasília), no estádio dos Aflitos.

O único jogador confirmado fora do combate é o meia William, que sentiu um desconforto muscular. O restante Diferente do que se pensava, não haverá jogadores poupados. É o que garante o técnico Roberto Fernandes. Já situação de Walter, Éverton e Eduardo Ramos será reavaliada na tarde desta quarta-feira. Por conta disso, o time ainda está indefinido.“O certo é que o meia William não vai para o jogo. Já o zagueiro Walter, o volante Everton e o meia Eduardo Ramos, só após realização de exames, que vamos saber se vão começar jogando”.

Já o Santa Cruz está empolgado após a vitória no “Clássico das Multidões” do último domingo e quer aproveitar o embalo para disparar na liderança da competição. A equipe enfrenta o Central, às 21h (de Brasília), no estádio do Arruda, e a diretoria do tricolor espera um público superior a 30 mil pessoas no duelo entre os dois primeiros colocados do Pernambucano.

Para conquistar a vitória, o técnico Zé Teodoro não poderá contar com o volante Jeovânio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e com o goleiro Tiago Cardoso, que segue se recuperando de uma lesão na coxa. O treinador ainda não definiu o time titular e alertou o grupo para a importância do jogo.

“É um jogo de seis pontos. Nós tivemos uma conversa em que foi passado aos jogadores para esquecer o passado e focar no próximo jogo. É um time que não esteve na liderança por acaso, então merece respeito. Mas como jogaremos em casa, temos que buscar o resultado”, declarou Zé Teodoro.

Mais três jogos, todos às 21h (de Brasília), completam a décima rodada do Campeonato Pernambucano: Araripina x Petrolina; Ypiranga-PE x Cabense e Vitória-PE x Salgueiro.