Topo

Náutico e Santa iniciam 2º turno do PE na caça ao líder; Sport tenta reagir

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/02/2011 07h07

Na noite desta quarta-feira todos os 12 clubes do Campeonato Pernambucano entram em campo para o início do segundo turno da competição. Com os clubes da capital oscilando entre bons e maus momentos, o Central terminou a primeira metade na liderança e agora é o time a ser batido pelos grandes.

Sensação da competição até o momento o Central lidera com 26 pontos, quatro a mais que Santa Cruz-PE, Porto e Náutico, que ficam, respectivamente, na segunda, terceira e quarta colocações pelos critérios de desempate. Já o Sport faz uma campanha abaixo do esperado e ocupa apenas a sexta posição com 15 pontos ganhos em 11 jogos disputados.

Na última rodada o Sport estreou o técnico Hélio dos Anjos e a equipe empatou o “Clássico dos Clássicos” contra o Náutico, na Ilha do Retiro, por 1 a 1. Nesta quarta-feira o rubro negro enfrenta o lanterna América-PE, que venceu seu primeiro jogo no domingo passado, no estádio Ademir Cunha, às 22h (de Brasília).

Para esta partida o técnico Hélio dos Anjos vai fazer duas mudanças na equipe. Insatisfeito com a produtividade no ataque o treinador resolveu mudar a dupla de homens de frente: Saem Ciro e Alessandro, para a entrada de Carlinhos Bala e Bruno Mineiro, que fará sua primeira partida como titular da equipe.

“Daqui pra frente, precisamos entrar em campo com esse mesmo espírito. O time vinha muito desatento, mas agora isso mudou. Nosso grupo tem um grande potencial e podemos mudar nosso quadro dentro da competição”, afirmou o goleiro Magrão, mostrando confiança na nova postura do elenco.

Apesar de não perder há oito jogos, o Náutico ainda não conseguiu impressionar no campeonato, mas tenta se firmar de vez no G-4 e, para isso, busca uma vitória contra o Petrolina, quinto colocado, às 22h (de Brasília), no estádio Paulo Coelho. Para esta partida, o técnico Roberto Fernandes deverá escalar apenas dois atletas titulares que estiveram em campo no triunfo do primeiro turno, por 3 a 0, no estádio dos Aflitos.

Para este compromisso o treinador não terá à disposição o volante Everton, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Walter, vetado pelo departamento médico. Por outro lado contará com a volta de Peter. “A partida desta quarta vai ser complicada. O adversário não perdeu em casa e vem crescendo na competição”, declarou o técnico Roberto Fernandes.

Já o Santa Cruz-PE foi a sensação do início do campeonato, venceu os seis primeiros jogos, mas depois veio em uma campanha irregular que tirou a equipe da liderança. Além de conquistar uma vaga na semifinal o tricolor quer conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e, para isso, precisa terminar à frente, no momento, ou de Central, ou do Porto-PE.

No duelo desta quarta-feira, contra a Cabense, às 21h (de Brasília), no estádio do Arruda, o técnico Zé Teodoro não poderá contar com o zagueiro Thiago Mathias, expulso na última rodada no empate ante o adversário de hoje. Além dele não jogam o goleiro Thiago Cardoso e o atacante Thiago Cunha, ambos machucados.

Ainda nesta quarta-feira mais três jogos, todos às 21 (de Brasília) completam a primeira rodada do segundo turno, a 12ª do Campeonato Pernambucano: Vitória x Central; Ypiranga x Salgueiro e Araripina x Porto.