Topo

Sport tem "decisão" e sonha com vaga na semi; Santa e Náutico lutam pela ponta

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/04/2011 07h01

Na tarde deste sábado tem início a penúltima rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano, com o duelo entre Sport x Porto-PE, às 16h (de Brasília), na Ilha do Retiro. No domingo acontece o complemento da jornada com mais cinco partidas que podem definir tanto os classificados à semifinal, quanto os rebaixados.

O Santa Cruz-PE é o líder da competição com o mesmo número de pontos do Náutico, 44, porém leva vantagem por ter uma vitória a mais. As duas equipes já estão classificadas e duelam para ver quem terá vantagem de decidir em casa os duelos das fases semifinal e de uma eventual decisão.

O Porto-PE é o terceiro colocado com 38 pontos quatro a mais que o Sport, quarto na classificação e cinco a frente do Central, primeiro clube fora do G-4. Por conta disso o duelo de hoje na Ilha do Retiro pode definir um classificado, caso termine empatado, ou até mesmo os dois podem avançar, desde que o rubro-negro vença e o Central perca para Ypiranga-PE.

Para tentar a vitória e se manter no G4, o técnico Hélio dos Anjos vai fazer mudanças no Sport, que perdeu o clássico para o Santa Cruz-PE na última rodada. Sem poder contar com Vítor, que foi par ao Cruzeiro e com Thiaguinho, quem vai fazer a função de lateral direito é Renato.

Além dele, outras mudanças no setor defensivo são a entrada do zagueiro Montoya no lugar de Igor, machucado, e Dutra que entra na esquerda na vaga de Wellington Saci, que foi para o meio. No ataque, Bruno Mineiro ganha posição de Tadeu e será companheiro de Carlinhos Bala, que retorna de suspensão.

Único representante do Estado na Copa do Brasil, o Náutico visa a liderança do Pernambucano, mas também está com a cabeça no primeiro jogo das oitavas de final da competição nacional, na próxima quarta-feira, o Vasco, no estádio dos Aflitos. Por conta disso, o técnico Roberto Fernandes pode escalar um time reserva no duelo deste domingo, contra o América-PE, às 16h (de Brasília), no estádio Ademir Cunha.

O duelo em Paulista promete ser tenso uma vez que a diretoria das duas equipes se desentenderam na quarta-feira, quando o Náutico foi fazer um treino de reconhecimento do gramado do estádio Ademir Cunha, e o elenco do América-PE, que estava treinando no local, teve que se retirar. O treinador e o presidente do América disseram que ao massagista do alvirrubro que os jogadores do Náutico seriam quebrados no jogo, fato que fez com que a direção do Náutico fizesse uma queixa na Delegacia.

Já o Santa Cruz-PE tenta se recuperar da eliminação da Copa do Brasil, na última quarta-feira, ante o São Paulo. Neste domingo, a equipe enfrenta o Vitória-PE, no estádio do Arruda, às 16h (de Brasília), e pode garantir o primeiro lugar desde que vença e o Náutico perca. Para este compromisso, o técnico Zé Teodoro tem apenas um desfalque, o goleiro Tiago Cardoso, que está com uma lesão muscular.

Ainda neste domingo mais dois jogos, ambos às 16h (de Brasília), completam a penúltima rodada do segundo turno do Campeonato Pernambucano: Petrolina x Araripina e Cabense x Salgueiro.