Topo

Classificados, Náutico e Sport fazem clássico pensando na semifinal do Estadual

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/04/2011 07h01

Este domingo era para Pernambuco parar, às 16h (de Brasília), para acompanhar os três grandes clubes do Estado definirem seu futuro na competição, porém com Santa Cruz-PE, Náutico e Sport já classificados, a última rodada do campeonato terá o “Clássico dos Clássicos” com os times considerados reservas e com os quatro clubes do G-4 já com a cabeça na semifinal.

A única disputa na parte de cima da tabela nesta rodada é para definir as posições e os confrontos da semifinal. Santa Cruz-PE e Náutico estão empatados com 44 pontos e o tricolor está na primeira colocação por ter uma vitória a mais e neste momento teria vantagem de decidir em casa até a decisão. Já Porto e Sport disputam para ver quem termina em terceiro lugar.

Devido a este cenário, o “Clássico dos Clássicos” deste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio dos Aflitos, entre Náutico e Sport, perdeu um pouco do brilho já que os técnicos das duas equipes devem poupar os jogadores pendurados com dois cartões amarelos. Porém, o mistério toma conta das escalações das equipes, já que a semana foi marcada por muitos treinos secretos.

Outro motivo que promete deixar o clássico ainda mais esvaziado é o boicote que a torcida do Sport preparou. Devido ao preço do ingresso a R$ 40, os rubro-negros prometem não comparecer ao estádio dos Aflitos e armaram uma festa para assistir, ou até mesmo ouvir, o jogo no salão da Ilha do Retiro.

Santa Cruz-PE e Porto também devem usar equipes reservas. O tricolor enfrenta o Ypiranga-PE, que luta contra o rebaixamento, fora de casa, e teria recebido a famosa “mala-branca” do América-PE, para vencer o duelo. Já o time de Caruaru pega o Petrolina, que não tem mais ambição no campeonato, no estádio Lacerdão.

Na parte de baixo da tabela, quatro equipes lutam para permanecer na elite do Campeonato Pernambucano em 2012. O lanterna Vitória-PE, com 20 pontos, faz o duelo dos desesperados, em casa, contra a Cabense, que tem 21 tentos e ocupa a décima posição. Quem vencer evita o rebaixamento, já em caso de empate os dois podem morrer abraçados.

Para isso acontecer, basta o América-PE, penúltimo colocado com 20 pontos, vença a Araripina fora de casa. O time de Paulista pode se manter na elite até mesmo com um empate, mas, para que isso aconteça, precisa torcer para que a o Santa Cruz-PE vença o Ypiranga-PE por dois ou mais gols de diferença.