Topo

Santa Cruz afasta a zebra, vence Salgueiro e se classifica para a final do Pernambucano

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/04/2012 22h35

O Santa Cruz não jogou um grande futebol, mas apoiado por sua fanática torcida venceu o surpreendente Salgueiro por 3 a 1 nesta segunda-feira, no Arruda, e assegurou presença na final do Campeonato Pernambucano. Os gols da partida foram marcados por Natan, Elvis e Denis Marques, duas vezes. A equipe da casa teve uma tarefa facilitada porque após desempatar o jogo viu os visitantes perderem Josa, expulso. O adversário do tricolor na luta pelo bicampeonato estadual será o Sport, que eliminou o Náutico.

Precisando da vitória para assegurar presença na final do Pernambucano, o Santa Cruz iniciou o jogo tentando colocar uma pressão no Salgueiro. O Carcará representava o interior do estado e os jogadores entraram em campo vestindo as camisas dos outros times que disputaram a competição.

A equipe visitante se defendia com qualidade e tentava evitar que o tricolor deixasse a partida fluir porque entrou em campo classificada. Passado os minutos iniciais, o Salgueiro demonstrou que tentaria surpreender o Santa Cruz nos contra-ataques e nos lances de bola parada.

Os donos da casa sentiam dificuldade para entrar na área adversária, mas após ótimo passe de Luciano Henrique acabaram saindo na frente. Natan recebeu dentro da área em velocidade e finalizou com violência, aos 32, para abrir o placar. O Santa Cruz, porém, mal teve tempo para comemorar porque três minutos depois o Salgueiro chegou ao empate.  Após cruzamento de Marcos Tamandaré, Fabrício Ceará finalizou e Tiago Cardoso fez a defesa parcial para Elvis marcar seu gol.

Bastou o segundo tempo iniciar para o Santa Cruz desempatar a partida, através de um pênalti. Flávio Caça-Rato recebeu de Chicão e sofreu falta de Josa. Denis Marques cobrou, aos dois, e colocou o Santa Cruz na frente.

A situação para os donos da casa ficou ainda melhor após o Salgueiro ficar com um jogador a menos, aos seis. O volante Josa fez falta em Caça-Rato no meio-campo e como já tinha cartão amarelo foi expulso de campo.  

Com a vantagem numérica e no placar, o Santa Cruz passou a controlar bem o jogo e esteve perto de chegar ao terceiro gol em pelo menos duas oportunidades. O Salgueiro estava bem posicionado na defesa, mas não tinha força para buscar ao menos o empate. Após sofrer alguns sustos por conta da raça dos visitantes, o tricolor marcou um gol no contra-ataque, aos 45, através de Denis Marques, e sacramentou a vitória e a classificação para a final.