Brasileiros prejudicam Porto, que apenas empata e deixa líderes escaparem
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Na busca pelos líderes do Campeonato Português, o Porto não esperava que os brasileiros seriam sua pedra no caminho. Além de sofrer um gol do brasileiro Maycon, a equipe ainda parou no goleiro Cassio (ex-Vasco) e ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Paços Ferreira, em casa.
Assim, a equipe foi a 33 pontos e desperdiçou a chance de encostar nos primeiros colocados Benfica e Braga que, com 36 pontos, ainda jogam na rodada. Apesar disso, a equipe aumentou sua sequência invicta para cinco jogos, sendo três vitórias (Oliveirense, Leixões, União de Leiria) e dois empates (também Acadêmica). A última derrota para o Benfica por 1 a 0, no dia 20 de dezembro.
Sem gols no primeiro tempo, a partida seguiu sem muitas oportunidades e apenas no final teve movimentação. Aos 38 minutos do segundo tempo, Maykon abriu o placar para o Paços. Mas o Porto ainda se recuperou. Aos 41min, o colombiano Falcao, vice artilheiro do campeonato marcou seu 11º tento no torneio.
Já o duelo de Vitórias terminou empatado. O time de Setúbal ficou por duas vezes na frente, mas permitiu a igualdade diante da equipe de Guimarães, que terminou a partida com muitos protestos diante do árbitro João Capela.
Logo aos 2 minutos, Keita abriu o placar para os visitantes. Mas dois minutos depois, Marquinho deixou tudo igual. Apesar da forte movimentação no início, o primeiro tempo não teve mais jogadas de perigo. Na etapa final, Collin, aos 18min, deixou o Setúbal novamente à frente. Mas os mandantes não desistiram. Aos 41min, Targino deixou tudo igual.
Na primeira partida do dia, o Olhanense venceu o confronto direto contra o Naval com gol único de Castro, aos 11 minutos do segundo tempo. A equipe ganhou certa tranquilidade e foi a 15 pontos contra 14 do adversário, ocupando as 12ª e 13ª posições, respectivamente.