Benfica vence, reassume liderança do Português e espera confronto direto

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Homem de Gouveia/EFE

    Argentino Pablo Aimar, do Benfica, com a bola na vitória de 1 a 0 diante do Nacional da Madeira

    Argentino Pablo Aimar, do Benfica, com a bola na vitória de 1 a 0 diante do Nacional da Madeira

O Benfica bateu o Nacional da Madeira fora de casa neste domingo e reassumiu a liderança do Campeonato Português, perdida um dia antes para o Braga. O triunfo veio com gol solitário de Cardozo, aos 19min, um minuto depois de o mesmo paraguaio bater um pênalti para fora.

Na próxima rodada, Braga e Benfica duelam no estádio da Luz, em jogo que pode dar à equipe da Lisboa uma grande vantagem em busca do título do Português. No primeiro turno, em Braga, a equipe da casa venceu por 2 a 0, impondo a única derrota dos lisboetas na competição. Na ocasião, o resultado tirou o Benfica da liderança, que passou a ser ocupada exatamente pelo seu antagonista.

O duelo entre líder e vice-líder tem importância dupla, já que o confronto direto é o primeiro critério de desempate do Português. Um empate, por exemplo, não é mau resultado para o Braga, que passaria a ter a vantagem de terminar a competição empatado em pontos com o Benfica.

Após ver o Braga vencer o Rio Ave no sábado e assumir provisoriamente a liderança do Campeonato Português, o Benfica foi neste domingo à Ilha da Madeira precisando pontuar contra o Nacional para voltar à ponta. Mais uma vez com o quinteto sul-americano à frente – Ramires, Aimar, Di Maria, Saviola e Cardozo –, os Águias buscavam ainda manter o bom retrospecto no ano. Em dois confrontos contra a equipe da Madeira, duas vitórias, sendo uma por 6 a 1, no primeiro turno do nacional, no estádio da Luz.

Mesmo com uma equipe ofensiva e um tecnicamente muito superior que o rival madeirense, foram os donos da casa que tiveram a melhor oportunidade do primeiro tempo, em chute de Luiz Alberto que Quim defendo no canto.

Falhando na criação, o Benfica tinha dificuldades em chegar ao gol de Rafael Bracalli e via o Nacional controlar o jogo. Aos 17min da segunda etapa, porém, o zagueiro brasileiro David Luiz foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Cardozo chutou para fora. Um minuto depois, porém, o paraguaio se redimiu. Rubens Amorim deu-lhe boa assistência e, sozinho na área, Cardozo só tocou para o gol.

O domingo foi bom para os visitantes em Portugal. Em Matosinhos, o Leixões perdeu por 2 a 1 para o Vitória de Setúbal. João Paulo abriu o placar para os donos da casa, mas Keita e Sandro viraram. Já o Benelenses, com dois gols de Lima e um de Barge, fez 3 a 1 no Olhanense em Olhões. Castro descontou. Foi a primeira vitória do lanterna do Português desde a segunda rodada da competição.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos