Sporting goleia Rio Ave; Braga vence com pênalti polêmico e segue vivo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

O Sporting deu nesta sexta-feira mais um importante passo para carimbar uma vaga entre os três portugueses que disputarão a Liga Europa na próxima temporada a bater o Rio Ave, em casa, por 5 a 0, com um gol do luso-brasileiro Liedson e três do guineense naturalizado português Yannick. Com a vitória na abertura da 25ª rodada do Campeonato Português, a equipe do brasileiro Anderson Polga, mais uma vez titular, vai 41 pontos, na quarta colocação.

A goleada dá novo ânimo à equipe, que ainda vê os rivais Porto, Benfica e até mesmo o Braga, muito à frente na tabela. Na liderança, os Dragões têm 20 pontos a mais que o Sporting. Mesmo uma vaga na Liga dos Campeões já é impossível, pois faltam apenas cinco rodadas para o fim do Campeonato Português e o Braga tem 17 pontos a mais do que o alviverde.

Já o Rio Ave segue na 11º colocação, quatro acima da zona de rebaixamento, com 28 pontos, dez a mais do que o Leixões, o penúltimo colocado, que também neste sábado perdeu fora de casa para o Nacional. A equipe da Ilha da Madeira sobe três colocações, vai a sétimo, e entra de vez na briga pela quinta vaga na Liga Europa, que, por enquanto, está com o Vitória de Guimarães.

O jogo

Perante um pequeno público em Alvalade, o Sporting abriu o placar logo na primeira vez que chegou ao ataque. Miguel Veloso cruzou da direita, Liedson recebeu, deu para Postiga, que assistiu Yannick. O guineense bateu da entrada da área e fez o primeiro gol do jogo. A partida estava equilibrada, o Rio Ave parecia próximo de empatar, quando Liedson voltou a dar tranqüilidade para o Sporting.

O luso-brasileiro da seleção portuguesa recebeu bom cruzamento de Postiga, se antecipou a Zé Gomes e fez o segundo do Sporting. O terceiro saiu novamente dos pés de Liedson, que fez boa jogada pela direita e assistiu Yannick fazer o seu quinto gol na competição.

Em mais uma boa troca de passes, o Sporting chegou ao quarto. A jogada começou com Postiga, que cruzou para Miguel Veloso. Este rolou para trás e João Moutinho bateu no canto. O quinto, o mais bonito do jogo, foi mais uma vez de Yannick. Novamente após assistência de Liedson, o guineense virou uma espécie de voleio para marcar seu hat-trick.

Braga x Vitória de Guimarães

Depois de ver o título português se afastar e ficar cada vez mais próximo do Benfica ao perder para o adversário direto pela taça por 1 a 0 na última rodada, o Braga recebeu neste sábado o Vitória de Guimarães, quinto, e se recuperou na competição ao vencer por 3 a 2 em um jogo emocionante, talvez o melhor do campeonato até aqui. Os visitantes abriram o placar aos 18min, com Rui Miguel. Alan empatou aos 41min, no primeiro pênalti do jogo.

Saindo do banco de reservas, Meyong virou para o Braga aos 34min da segunda etapa, também de pênalti. Valdomiro, que puxou Rentería foi expulso no lance. Mesmo com um a menos, o Vitória conseguiu o empate aos 47min da segunda etapa, também de pênalti, que Andrezinho marcou. Mas, aos 49min, Flávio derrubou Rentería na área e mais uma vez o juiz deu pênalti. Nas reclamações, João Alves, Andrezinho e Desmarts, todos do Vitória, foram expulsos, deixando a equipe com 7 em campo.

Meyong bateu já com 52min e decretou a vitória do Braga, que chega aos 58 pontos contra 61 do Benfica, que visita o Naval, na segunda-feira, fechando a rodada.
 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos