Com gol de Hulk, Porto goleia e sonha com vaga na Liga dos Campeões

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Paulo Duarte/AP

    Autor de um dos gols do Porto, brasileiro Hulk (nº 12) tenta se livrar da forte marcação do Marítimo

    Autor de um dos gols do Porto, brasileiro Hulk (nº 12) tenta se livrar da forte marcação do Marítimo

Correndo o risco de ficar sem títulos na temporada, o Porto deu neste sábado mais um passo em busca daquele que é agora o seu principal objetivo: classificar-se para a Liga dos Campeões 2010/2011. No estádio dos Dragões, a equipe dos brasileiros Hulk e Hélton bateu o Marítimo por 4 a 1 pela 25ª rodada do Campeonato Português e voltou a ficar a apenas cinco pontos do Braga, segundo colocado.

Em terceiro, o Porto tem 53 pontos, contra 58 do Braga, a cinco rodadas do final da competição. Chegar até o Benfica, que, na ponta, tem 61 pontos e um jogo a menos, ainda é bastante improvável. Na penúltima rodada, porém, as duas equipes se enfrentam na casa do Porto.

Depois de vencer e convencer contra o lanterna Belenelenses na volta de Hulk, o técnico Josualdo Ferreira decidiu manter a mesma equipe titular do último jogo, com o brasileiro fazendo dupla com Falcão na frente. Logo aos 25seg de jogo, porém, o Marítimo abriu o placar. Bruno Alves tentou afastar um cruzamento na zaga, Fernando não dominou e o japonês Taca encheu o pé esquerdo de fora da área e acertou rente à trave, sem chances para Hélton. Foi o primeiro gol Marítimo no estádio do Dragão na história.

Não demorou para o Porto virar. Logo aos 4min, Guarín cruzou da direita e o colombiano acertou uma linda bicicleta para marcar o seu 19º gol no Português e empatar na artilharia com o paraguaio Cardozo, do Benfica. A virada veio aos 8min, com Raul Meireles marcando de cabeça em falha do goleiro Peçanha. Pouco depois, porém, o volante saiu com uma lesão no joelho direito, dando lugar a Belluschi.

Depois de o jogo ficar morno no decorrero do primeiro tempo, na volta do intervalo o Porto ampliou. Hulk bateu escanteio da direita e Falcão subiu entre três defensores para fazer de cabeça o 20º gol dele na competição, assumindo a artilharia do Português. Para fechar a goleada, Hulk ainda marcou o dele. O brasileiro recebeu bom passe de Tomás Costa, fugiu da marcação, e bateu de direita, no canto esquerdo de Peçanha.

Também neste sábado, mais três partidas. Olhanense e Vitória de Setúbal empataram em 2 a 2 em Olhão. As duas equipes lutam contra o rebaixamento e não conseguiram se distanciar. Benelenses e Paços Ferreira e Acadêmica e Leiria empataram em 0 a 0, em resultados bons para o Sporting, que briga com o Paços e Leiria por uma vaga na Liga Europa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos