Benfica vence clássico de Lisboa e fica perto do título português

Do UOL Esporte

Em São Paulo

O Benfica está cada vez mais perto de quebrar uma hegemonia de quatro anos do Porto no Campeonato Português. Nesta terça-feira, os Águias venceram o Sporting no clássico de Lisboa por 2 a 0 no estádio da Luz, pela 26ª rodada da competição, e voltaram a abrir seis pontos de vantagem sobre o Braga, segundo colocado.

Faltando quatro rodadas para o final do Português, o Benfica chega a 67 pontos, contra 61 do Braga. O Porto tem 56 e suas chances de ficar com o pentacampeonato são apenas matemáticas. A conquista da equipe do zagueiro Luisão, da seleção brasileira, não poderá vir na próxima rodada, quando o Benfica pega o Acadêmica em Coimbra.

Mesmo que o Benfica vença e o Braga perca no final de semana que vem, abrindo nove pontos de vantagem, o título ainda não estará garantido porque o primeiro critério de desempate é o confronto direto, no qual o Braga tem vantagem porque venceu por 2 a 0 no primeiro turno, enquanto os lisboetas venceram por apenas 1 a 0. Assim, o Benfica pode conquistar a taça na 28ª rodada, no dia 25 de abril, contra o Olhanense, no estádio da Luz.

Já o Sporting, apesar da derrota, continua na quarta colocação, ficando com a segunda vaga para a Liga Europa. O Porto, em terceiro, já tem sua vaga garantida, mas briga com o Braga para jogar a Liga dos Campeões. Na próxima rodada, a equipe do luso-brasileiro Liedson pega o Vitória de Setúbal em casa.

Em busca de um título que não vem há cinco temporada, o Benfica viu o Sporting ser superior na primeira metade da etapa inicial, chegando com perigo duas vezes com Liédson, enquanto a única boa chance dos donos da casa foi em uma bola cruzada para a área e afastada por Carriço, de cabeça. Aos poucos os Águias dominaram a partida e passaram a criar as melhores oportunidades, sempre na velocidade de Di Maria e Cardozo.

Éder Luiz, ex-São Paulo e Atlético Mineiro, mais uma vez foi titular, mas não brilhou. Na volta do intervalo, deu lugar a Pablo Aimar. A alteração deu certo e o Benfica cresceu no jogo, marcando e tocando a bola no campo de ataque, enquanto o Sporting, recuado, tentava um ou outro contra-ataque. O time da casa ainda foi favorecido pela arbitragem. Aos 2min, Ramirez fez falta dura no meio campo e, já com a bola parada, Luisão deu um carrinho criminoso em um adversário, por trás, o que no Brasil lhe daria um gancho de uns bons jogos. Saiu só com o amarelo.

Aos 22min finalmente saiu o gol do Benfica. Carlos cruzou da direita, Coentrão dominou na segunda trave e chutou cruzado para o meio da área. Cardozo, oportunista, colocou o pé na bola e fez o primeiro dos donos da casa. O paraguaio chegou aos 21 gols na competição e assumiu a artilharia isolada da competição, deixando para trás Falcão Garcia, do Porto, que tem 20.

O segundo veio aos 32min. Ramirez lançou Aimar, que driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, dando números finais ao jogo.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos