Porto derrota o Rio Ave novamente e está na final da Taça de Portugal
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
Estela Silva/EFE
Ruben Micael (dir.) comemora gol ao lado de Belluschi na goleada do Porto sobre o Rio Ave
Jogando em casa, o Porto goleou o Rio Ave nesta quarta-feira por 4 a 0 e garantiu sua classificação para a final da Taça de Portugal. A equipe da casa já havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1, e atropelou o adversário com três gols no fim do segundo tempo. Esta foi a terceira vez que os dois times se enfrentaram nos últimos dias. No sábado, a equipe dos brasileiros Hulk e Helton venceu fora de casa por 1 a 0.
O Porto enfrenta na decisão o Deportivo de Chaves, time que disputa a segunda divisão nacional e eliminou o Naval na outra semifinal.
Em terceiro lugar no Campeonato Português com 56 pontos, cinco atrás do vice-líder Braga, a equipe ainda sonha com uma vaga na Liga dos Campeões, e para isso precisa tirar essa diferença nas quatro últimas rodadas do torneio. Desta maneira, o técnico Jesualdo Ferreira escalou um time misto, poupando jogadores importantes como os atacantes Hulk e Falcao García e o goleiro Helton.
Precisando do resultado, o Rio Ave iniciou o jogo com uma postura mais ofensiva, e levou perigo ao gol de Beto. O atacante brasileiro Sidnei apostava em chutes de longe para surpreender o goleiro adversário.
Quem abriu o placar, porém, foi o Porto. O argentino Belluschi cobrou falta na entrada da área aos 21min e acertou o ângulo direito, fazendo a festa da torcida da casa. Os anfitriões ficaram com a chance de garantir a vitória aos 32min, em pênalti sofrido por Valeri, mas Farías cobrou mal para a defesa de Carlos.
O ritmo da partida caiu no segundo tempo, com o Rio Ave aceitando que a final ficava distante. Com a classificação encaminhada, Jesualdo apostou na entrada de Hulk e Falcao García. Os jogadores deram trabalho à defesa adversária, e o time da casa pediu pênalti após bola do colombiano bater no braço de Zé Gomes, mas o juiz não viu infração.
Aos 34min, o Porto garantiu o resultado ao obter seu segundo gol. Guarín fez boa jogada individual e tocou sem chances para o goleiro Carlos. O Rio Ave se abriu e permitiu que uma goleada fosse iniciada. Ruben Micael chutou de fora da área e ampliou aos 41min. Seis minutos depois foi a vez de Falcao García marcar, selando a goleada ao completar de cabeça cruzamento que veio pela esquerda.