UOL Esporte Campeonato Português
 
08/05/2010 - 17h12

Após gol brasileiro, Porto vira sobre Leiria e encerra Português com vitória

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

A reação do Porto veio tarde demais no Campeonato Português, que chegou neste sábado a sua última rodada. O time do brasileiro Hulk chegou a oitava vitória consecutiva na competição ao bater o União Leiria por 4 a 1, de virada, fora de casa. O único gol dos anfitriões foi marcado pelo atacante brasileiro Cássio. Porém, a arrancada no final do torneio não foi suficiente para brigar pelo título ou sequer para ficar com uma vaga na Liga dos Campeões.

No Campeonato Português, apenas os dois primeiros colocados garantem vaga na principal competição européia, vagas estas que já têm dono: o líder Benfica e o segundo colocado Braga. Portanto, o Porto precisa se contentar com uma vaga na Liga Europa, já que terminou a competição com 68 pontos, na terceira colocação.

Depois de um primeiro tempo pouco criativo, o Porto foi para o intervalo em desvantagem. Aos 23min, o brasileiro Cássio recebeu assistência perfeita de Rubén Brígido vinda da direita e completou para as redes, marcando seu 12º gol na competição e assumindo isoladamente a quarta posição na artilharia. Na etapa final, o Porto mudou sua postura e chegou à virada através de dois jogadores colombianos.

Aos 15min, Falcão García desviou cruzamento de cabeça e deixou Guarín livre, em posição duvidosa. O camisa 6 precisou finalizar duas vezes para vencer o goleiro Djuricic e empatar a partida. Depois, foi a vez de Falcão García marcar o seu. O atacante aproveitou rebote depois de cabeceada do brasileiro Hulk e mandou com estilo para o gol.

No final, houve tempo ainda para mais dois gols dos visitantes. Cristian Rodríguez fuzilou o goleiro Djuricic e ampliou. Depois, Falcão Garcia sofreu pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança e converteu, chegando aos 25 gols na competição e assumindo a liderança isolada da artilharia, ultrapassando Cardozo, do Benfica, que tem 24.

Sporting e Belenenses também vencem

Assim como o Porto, o Sporting também encerrou o Campeonato Português com vitória. A equipe do técnico Carlos Carvalhal venceu o já rebaixado Leixões, fora de casa, por 2 a 1. Miguel Veloso e Pedro Silva fizeram para o Sporting, enquanto João Paulo descontou para os anfitriões.

No outro jogo deste sábado, o Belenenses venceu o Vitória de Setúbal por 2 a 1 e ultrapassou o Leixões (21) na tabela, terminando na penúltima colocação, com 23 pontos, e também caindo para a segunda divisão. O gol que deu início à virada do Belenenses foi marcado pelo brasileiro Romário.

* Atualizada às 19h33

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host