Com gol de pênalti no final do jogo, Sporting vence a 1º; Porto é lider
Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Com um gol de pênalti convertido pelo chileno Matías Fernández aos 44min do segundo tempo, o Sporting superou o Marítimo por 1 a 0 no estádio José Alvalade, em sua estreia como mandante, e conquistou seus três primeiros pontos no Campeonato Português, neste domingo.
O Sporting se recupera de um momento ruim que vinha passando. Depois de estrear com derrota para o Paços Ferreira no Português, no último final de semana, o time do brasileiro naturalizado português Liédson sofreu uma decepcionante derrota diante de sua torcida para o Brondby, da Dinamarca, pela Liga Europa.
No estádio José Alvalade, o Sporting mostrou-se totalmente superior no primeiro tempo, tanto é que o Marítimo não chegou a finalizar uma vez sequer ao gol de Rui Patrício. Porém, mesmo melhor, o time de Liédson não conseguiu superar a defesa dos visitantes. Tal fato aconteceu somente no segundo tempo, com Matías Fernandez cobrando pênalti aos 44min.
Na mesma hora, o União Leiria não saiu do 0 a 0 contra o Paços Ferreira, em casa, e chegou ao seu segundo empate na competição. Já o Paços avança para quatro pontos, subindo para a quarta colocação na tabela.
No Municipal de Portimão, no primeiro jogo do dia, o Naval conquistou uma importante vitória fora de casa diante do Portimonense, por 1 a 0, e somou seus três primeiros pontos na classificação do Campeonato Português. Nicolas Godemeche marcou o gol salvador, aos 44min do segundo tempo.
Novo líder
Jogando em casa, no estádio Dragão, o Porto - sem o brasileiro Hulk - venceu o Beira-Mar por 3 a 0, subiu para seis pontos e, em função dos quatro gols de saldo, assumiu a liderança da tabela. Falcão García (duas vezes) e Belluschi, em uma linda cobrança de falta, foram os autores dos gols portistas.
Susto em Lisboa
O defensor João Pereira, do Sporting, deu um susto na torcida presente no estádio José Alvalade. Em uma disputa no primeiro tempo, o jogador acabou batendo sua cabeça no joelho de Rui Patrício e ficou desacordado. Segundo informações do jornal A Bola, de Portugal, João Pereira teve uma perda momentânea de consciência, mas ao sair da ambulância já estava consciente.
* atualizada às 19h01