Vitória de Guimarães bate o Braga e já é vice-líder; Sporting vence fora

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Miguel Vidal/Reuters

    Maranhão ajudou o Vitória de Guimarães a derrotar o Braga por 2 a 1; equipe assume vice-liderança

    Maranhão ajudou o Vitória de Guimarães a derrotar o Braga por 2 a 1; equipe assume vice-liderança

O  Vitória de Guimarães confirmou neste sábado que deverá mesmo ser a terceira força do futebol português na temporada. Em casa, venceu o Braga por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança do nacional, deixando o Benfica para trás. A liderança ainda é do Porto, que tem sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado antes mesmo de entrar em campo na rodada.

Com 21 pontos, o Vitória finalmente supera o Benfica, que foi goleado pelo Porto na rodada passada e agora caiu para a terceira colocação. O Braga é apenas o sétimo colocado, com 14 pontos, frustrando aqueles que imaginavam que o time mais brasileiro de Portugal pudesse repetir a boa campanha que fez na temporada passada.

O triunfo deste sábado cresce em importância exatamente por ter sido sobre um rival direto na briga pela segunda vaga portuguesa na Liga dos Campeões. Uma rodada antes, o Vitória já havia superado o Sporting, outro concorrente. O time de Guimarães também já enfrentou Benfica e Porto – ambos em casa –, vencendo o primeiro e empatando com o segundo.

Assim, fecha os quatro jogos tidos como mais difíceis do primeiro turno com 10 pontos conquistados nos 12 possíveis.

Em Guimarães, quem abriu o placar foi o Braga, com o brasileiro Alan, impedido, aproveitando rebote da tentativa de Lima marcar. O time da casa também empatou com tempero brasileiro. Maranhão chutou de fora da área e Felipe não alcançou.

A sete minutos do fim do jogo, Alex cruzou da direita, Miguel Garcia, um dos poucos portugueses no time do Braga, tentou cortar e fez contra, decretando a derrota do time bracarense.

Sporting vence

No outro jogo deste sábado, o Sporting venceu a Acadêmica fora de casa por 2 a 1 e chegou à quarta colocação do Português, recuperando da derrota exatamente para o Vitória de Guimarães na rodada passada.

Aos 8min, Valdéz foi puxado na área. Pênalti que o chileno mesmo cobrou para abrir o placar. Estrela do Sporting na temporada, Valdéz voltou a fazer boa jogada aos 32min e serviu o montenegrino Vukcevic para amplicar. Logo no início do segundo tempo, Miguel Fidalgo aproveitou cruzamento de Diogo Valente para descontar.

Com o triunfo fora de casa, o Sporting empata em 18 pontos com o Benfica, mas fica em quarto pelo número de vitórias. A Acadêmica é ultrapassada exatamente pelo rival desta noite e cai para a sexta posição, antes da equipe alviverde.

UOL Cursos Online

Todos os cursos