Sporting cede empate e desperdiça chance de quebrar invencibilidade do Porto

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • AP Photo/Armando Franca

    Falcão comemora ao marcar o gol do Porto no empate por 1 a 1 com o Sporting neste sábado

    Falcão comemora ao marcar o gol do Porto no empate por 1 a 1 com o Sporting neste sábado

O Sporting perdeu neste sábado uma rara oportunidade de quebrar a longa invencibilidade do Porto no Campeonato Português. Jogando melhor durante toda a partida e com um jogador a mais na metade final do segundo tempo, o time alviverde não conseguiu segurar a vantagem no placar em casa e cedeu o empate em 1 a 1.

Este foi apenas o segundo tropeço do Porto em 12 rodadas da competição. Antes, havia perdido pontos apenas para o Vitória de Guimarães, também fora da casa. Com 32 pontos, passa a ter 11 de vantagem sobre o segundo colocado, o Benfica, que joga domingo contra o Beira-Mar em Aveiro.

Também neste sábado, a sensação Vitória de Guimarães tropeçou no Marítimo, perdendo por 2 a 0 fora de casa. Com o resultado, para na terceira colocação, com 21 pontos. Em Paços de Ferreira, o time da casa venceu o Olhanense por 1 a 0 e foi para a 11ª posição.

No José Alvalade, o Sporting surpreendeu ao ter mais padrão de jogo contra o invicto Porto. Em todo o primeiro tempo, o líder do Português só deu um chute a gol, enquanto o time da casa bombardeava o gol de Helton.

 O placar só foi aberto aos 38min, entretanto. Rui Patrício deu um chutão da sua área, Liedson fez o corta-luz e a bola sobrou para o chileno Valdes, que adiantou a bola na matada, deixou Maicon para trás e tocou na saída – atrasada – de Helton.

Com mais disposição na segunda etapa, o Porto acabou chegando com facilidade ao empate. Aos 12min, Hulk recebeu na direita da área e cruzou na medida para Falcão, no meio da pequena área, sozinho, empurrar para o gol. Os donos da casa reclamaram muito, porque no início da jogada, Maniche estava no chão e o Porto não chutou a bola para fora para o atendimento do meia alviverde.

As coisas voltaram a ficar melhores para o Sporting aos 23min, quando Maicon, em péssima noite, perdeu a bola para Liedson, fez falta por trás no luso-brasileiro e foi justamente expulso. Acreditando na possibilidade de vencer, o técnico Paulo Sérgio deixou o Sporting com três atacantes em campo – Postiga, Liedson e Saleiro –, mas limou a ligação entre meio e ataque e acabou garantindo o empate para o Porto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos