Com show argentino, Benfica goleia Rio Ave e diminui 'gordura' do líder
Do UOL Esporte
Em São Paulo
O dia foi dos argentinos em Lisboa. Com gols de Aimar, Salvio (2) e Saviola (2), o Benfica goleou o Rio Ave por 5 a 2 no estádio da Luz, neste sábado, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Português. Assim, diminuiu a diferença para cinco pontos em relação ao seu rival e líder Porto, que ainda joga neste domingo contra o Paços Ferreira, fora de casa.
Em boa fase no campeonato nacional, o Benfica chega a sua quarta vitória consecutiva e assim soma 30 pontos na tabela, contra 35 do Porto. Os dois líderes do Campeonato Português voltam a se enfrentar apenas na 25ª rodada, em abril de 2011, com certa vantagem para os encarnados, já que jogam diante de sua torcida, no estádio da Luz.
O Benfica já deu a impressão de que o jogo seria extremamente fácil no estádio da Luz logo no início, tanto é que o time anfitrião chegou a abrir dois gols de vantagem em menos de dez minutos. Aos 5min, o zagueiro brasileiro David Luiz fugiu da marcação pela esquerda e deu boa assistência para Pablo Aimar bater cruzado e abrir o placar.
Apenas três minutos depois, outro argentino, Javier Saviola, finalizou e contou com o desvio em Tarantini para comemorar o segundo gol do Benfica. Na sequência, o time da casa até conseguiu manter certo domínio, mas viu o Rio Ave encostar no placar aos 43min, com João Tomás aproveitando cruzamento da direita e batendo de pé direito.
Na etapa final, porém, o Benfica voltou a tornar o jogo mais tranquilo depois de sete minutos de certo equilibro entre as duas equipes. Em jogada totalmente argentina, o meia Salvio arrancou de forma impressionante desde o meio-campo e, quando chegou à área, tocou para Saviola empurrar para as redes e marcar o terceiro dos anfitriões.
Com a situação da partida novamente controlada, foi a vez de Salvio fazer o seu após Gaitán fazer ótima jogada, passar por dois marcadores e cruzar na medida na segunda trave para o meia argentino balançar as redes. Ainda houve tempo para João Tomás diminuir o prejuízo de pênalti, aos 26min, e Salvio marcar seu segundo – o quinto do Benfica – aos 29min, de cabeça.