Hulk brilha, Porto vence e volta a abrir oito pontos na liderança do Português
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
EFE/Estela Silva
Hulk comemora: gol e duas assistências contra o Paços Ferreira
Após ver o rival e vice-líder Benfica golear o Rio Ave no sábado e diminuir sua vantagem na ponta, o Porto não decepcionou e, com um gol (de pênalti) e duas assistências do brasileiro Hulk, conquistou uma importante vitória diante do Paços Ferreira, fora de casa, por 3 a 0. Assim, voltou a abrir oito pontos na liderança em relação ao segundo colocado.
Restando apenas uma rodada para o final do primeiro turno, o Porto permanece invicto (com 12 vitórias e apenas dois empates) no Campeonato Português e avança para 38 pontos, contra 30 do Benfica. Já o Paços Ferreira segue com 15, na 12ª colocação, mas ainda distante da zona de rebaixamento (seis pontos).
Uma das surpresas desta temporada, o recém-promovido União Leiria chegou à terceira colocação da tabela (com 24 pontos) ao vencer o lanterna Naval fora de casa, por 3 a 0. O primeiro gol do time visitante foi marcado pelo brasileiro Carlão (vice-artilheiro, agora com nove), enquanto o chinês Zhang e o português Diogo Amado fecharam a conta.
Outros jogadores brasileiros balançaram as redes nesta 14ª rodada do Português. Enquanto o meio-campista Tchô, ex-Atlético-MG, abriu o placar a favor do Marítimo, Soares (ex-Vila Nova) conseguiu garantir o empate por 1 a 1 – já aos 50min da etapa final – para o vice-lanterna Portimonense. Outra igualdade aconteceu entre Olhanense e Nacional de Madeira, por 0 a 0.
Assistências e gol de Hulk
O duelo no estádio da Mata Real iniciou com o Porto pressionando de forma intensa os donos da casa. Logo aos 5min, Hulk cobrou falta e o zagueiro Sapunaru cabeceou para o gol, exigindo um milagre do goleiro brasileiro Cássio, ex-Vasco da Gama. Tamanha a pressão do Porto, o gol não demorou a sair – aconteceu aos 11min da etapa inicial.
Em lance semelhante ao primeiro momento de perigo dos visitantes, Hulk voltou a cobrar falta dentro da área e desta vez Otamendi apareceu dentro da pequena área para cabecear para as redes. Na etapa final, o Porto relaxou e deixou o time da casa gostar do jogo. Aos 30min, o goleiro Helton salvou sua equipe em cabeceada de Pizzi.
Porém, já nos acréscimos, tudo ficou mais tranquilo quando o árbitro marcou pênalti a favor do Porto. O brasileiro Hulk foi para a cobrança e chegou aos 14 gols, isolando-se ainda mais na artilharia do Campeonato Português. Ainda houve tempo para o brasileiro Walter (ex-Internacional), após nova assistência de Hulk, marcar o terceiro dos visitantes.