Mesmo sem vencer, Benfica é campeão e acaba com tabu de 31 anos
Do UOL, em São Paulo
-
MIGUEL VIDAL/REUTERS
Salvio, do Benfica, briga pela bola com Andre, do Vitória Guimarães
Com uma rodada de antecedência, o Benfica garantiu o título do Campeonato Português, neste domingo (17). Apesar de ter ficado no 0 a 0 com o Vitória Guimarães, fora de casa, a equipe se beneficiou do empate do Porto com o Belenenses para ficar com a taça.
Como só marcou um ponto, o Porto chegou aos 79 pontos e não tem mais como alcançar o Benfica. Isso porque o líder da competição tem 82 e leva vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate.
Esse é o 34º título do Benfica no Campeonato Português. A equipe é a maior vencedora da competição, com sete troféus a mais que o Porto, segundo colocado, com 27 taças.
O Benfica ainda acabou com um tabu de 31 anos sem sem vencer o Português por dois anos consecutivos. A última vez que o clube lisboeta levantou duas taças seguidas foi em 1983 e 1984, sob o comando do técnico sueco Sven Göran Eriksson.
Entre os brasileiros da equipe estão o goleiro Julio César, os zagueiros Luisão e Jardel, o meia Anderson Talisca e os atacantes Jonas e Lima - estes dois que marcaram 35 gols ao todo na competição.