De virada, América-RN vence 'Clássico Rei' e afasta crise

UOL Esporte

Em São Paulo

Com gols de Edson Rocha e Berg, o América-RN deu um chega pra lá na crise ao vencer neste domingo, por 2 a 1, seu arquirrival ABC no Estádio Machadão, em Natal.

Antes do derby, válido pela quinta rodada do campeonato Potiguar, o América amargava uma crise que culminou na demissão do técnico Paulo Moroni, após somente três rodadas. Com a vitória no "Clássico Rei", sob comando do técnico interino Carlos Moura, os alvirrubros se reergueram na competição e chegaram ao quarto lugar com 8 pontos – dois a menos que o ABC, que apesar da derrota se manteve na liderança.

Na próxima quarta-feira às 21h30, o América pega o Pauferrense em casa, enquanto o ABC, no mesmo dia e horário, defende a liderança contra o Assu, fora.

O jogo começou equilibrado, mas o ABC abriu o placar logo aos 9 minutos com Leonardo, que aproveitou cobrança de falta de João Paulo para completar de cabeça. Os alvinegros quase ampliaram aos 18, mas o bom chute de Carlinhos parou no travessão do goleiro Rodolfo.

O América tinha mais posse de bola e realizava boas jogadas pela esquerda com o estreante meia Saulo, mas chegava com menos perigo que o adversário. Situação que se reverteu aos 26 minutos, quando após cobrança de falta de Saulo, o goleiro Yamada falhou e permitiu que o zagueiro Edson Rocha completasse para o fundo do gol.

Quase no fim do primeiro tempo, o atacante Carlinhos foi derrubado dentro da área por um zagueiro do América, mas o árbitro Paulo Jorge Brandão nada marcou. A reação dos jogadores do ABC foi de revolta, com o presidente do time descendo ao vestiário aos berros com o juiz.

Mas o futebol do ABC esteve abaixo do esperado para um líder de campeonato, e aos 4 minutos da etapa complementar, o América acabou por comprovar sua superioridade técnica ao virar o jogo com gol de Berg, que aproveitou cruzamento de Adriano Magrão para vencer Yamada, deveras criticado após a partida.

No restante do segundo tempo, o América ditou o ritmo do jogo e chegou com mais perigo ao gol dos alvinegros – aos 44 minutos, o atacante Adriano Magrão foi derrubado na área mas o árbitro novamente não marcou nada.

Nos outros jogos válidos pelo Campeonato Potiguar, o Baraúnas bateu por 2 a 1 o Potyguar de Currais Novos e assumiu a terceira posição, enquanto o Potiguar de Mossoró foi ao campo do Pauferrense para obter uma boa vitória por 4 a 1. O agora vice-líder Alecrim bateu fora de casa o Corinthians-RN por 3 a 2. Encerrando a rodada, o lanterna Assu empatou com o vice-lanterna Santa Cruz-RN em 1 a 1.


Ficha técnica:

AMÉRICA-RN 2 x 1 ABC

América:
Rodolpho; Thoni, Edson Rocha, Adalberto e Rogerinho; Júlio Terceiro (Eliélton), Rafael Paraná, Saulo (Aloísio) e Berg; Adriano Magrão e Ronny (Soares).

ABC:
Yamada, Edson, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho; Bileu, David (André), Jaime e Nino; Carlinhos (Ivan) e João Paulo.

Data: 07/02/2010, domingo
Local: Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Paulo Jorge Brandão
Cartões amarelos: Saulo, Thoni (América)
Gols: Leonardo aos 4 e Edson Rocha aos 26 minutos do primeiro tempo; Berg aos 4 minutos do segundo tempo

UOL Cursos Online

Todos os cursos