América-RN e ABC iniciam Potiguar com as bases mantidas e novidades nos elencos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O 92º Campeonato Potiguar inicia neste domingo e as principais forças do estado iniciam a competição com ânimos renovados. Tentando diminuir a ampla vantagem de título do rival, o América-RN começa o primeiro desafio do ano animado por conta do retorno para a Série B do Campeonato Brasileiro.

A principal perda do grupo comandado por Flávio Araújo foi a saída do atacante Nádson. O jogador estava apalavrado com a diretoria, mas optou por aceitar uma proposta e jogar no Qatar. Por outro lado, chegaram os principais nomes que chegarão são o lateral esquerdo Berg (ex-São Caetano), o volante Ricardo Oliveira (ex-ABC), o meia Júnior Xuxa (ex-Icasa) e o atacante Isac (ex-Guarani de Sobral-CE).

O ABC, detentor do maior número de títulos estaduais com 52 conquistas contra 33 do alvirrubro, tentará buscar o bicampeonato com um grupo mais reformulado. O grande destaque da equipe em 2011, o meia Cascata não chegou a um acordo e acertou com o Náutico. As novidades ficaram por conta das chegadas do goleiro João Vitor (ex-Atlético-MG) e o lateral-direito Murilo (ex-Ponte Ponte) e o atacante Washington, que jogou o Campeonato Brasileiro pelo Ceará.

A atual edição do Campeonato Potiguar foi dividido em três fases: Taça Cidade do Natal, Copa Rio Grande do Norte e Final. Na primeira, os 10 clubes se enfrentam em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados garantem vaga para as semifinais, que serão disputadas em jogo único. O chaveamento se dará da seguinte forma: 1ºx4º e 2ºx3º, com mando de campo para as equipes classificadas em 1º e 2º lugares. Em caso de empate ao longo dos 90 minutos, a definição dos finalistas ocorrerá através da disputa de pênaltis.

As equipes vencedoras das semifinais jogarão a final, que será disputada em duas partidas, com mando de campo da segunda partida para a equipe com melhor índice técnico na somatória de todas as fases.

Na segunda fase, denominada Copa Rio Grande do Norte, os 10 clubes se enfrentam em jogos apenas de volta. Novamente os quatro primeiros colocados garantem vaga para as semifinais, que serão disputadas em jogo único.

As equipes vencedoras das semifinais jogarão a final, que será disputada em duas partidas, com mando de campo da segunda partida para a equipe com melhor índice técnico na somatória de todas as fases. Ocorrendo empate no número de pontos ganhos e nos critérios de desempates, a definição do campeão se dará através da disputa de pênaltis. Já a decisão será realizada entre os campeões de cada turno.

Confira todos os jogos da rodada:

16h00 América-RN x Caicó
16h00 Assu x Alecrim
16h00 Coríntians-RN x Potiguar de Mossoró
16h00 Santa Cruz-RN x Palmeira de Goianinha
17h00 Baraúnas-RN x ABC

UOL Cursos Online

Todos os cursos