ABC e América-RN fazem 'tira-teima' para definir quem fica com o título potiguar

Do UOL, em São Paulo

Equilíbrio. A palavra sintetiza os confrontos entre ABC e América-RN disputados nesta temporada. São três triunfos para cada lado, sendo que o último embate, vencido pelos alvirrubros por 2 a 1 no Nazarenão, na semana passada, deu ao time de Roberto Fernandes o direito de poder empatar neste domingo, no Frasqueirão, para ficar com o título que não vem desde 2003. O time alvinegro, por sua vez, precisa de uma vitória simples para conquistar o tricampeonato.

VEJA COMO FORAM OS DUELOS DE 2012

DATA FASE RESULTADO
29/01 1º turno ABC 4 x 2 América-RN
23/02 Decisão 1º turno América-RN 0 x 1 ABC
26/02 Decisão 1º turno ABC 1 x 0 América-RN
25/03 2º turno América-RN 1 x 0 ABC
15/04 Semifinal 2º turno ABC 1 x 2 América-RN
29/04 Decisão Potiguar América-RN 2 x 1 ABC

"Será o sétimo jogo entre as duas equipes, que já se conhecem bastante e mais uma vez acredito que será um jogo bastante equilibrado. Como nas partidas anteriores, os detalhes decidirão o vencedor e quem errar menos, estiver mais atento, levará vantagem e ficará mais perto do título", analisou o meia Raul, artilheiro do ABC no Estadual com nove gols.

Confiança, porém, é o que não falta no ABC. "Perdemos o primeiro jogo, sabemos que o adversário tem a vantagem de jogar pelo empate, mas o título está totalmente em aberto. Da mesma forma que eles ganharam lá, temos totais condições de vencer aqui na nossa casa", destacou Léo Gamalho.

Leandro Campos, porém, não teve boas notícias do departamento médico ao longo da semana e terá problemas para escalar o time alvinegro. Renatinho Potiguar está descartado, enquanto Murilo, Edson e Berg são dúvidas para o clássico.

Já o América-RN sabe que, apesar da vantagem do empate, terá trabalho para segurar o ABC no Frasqueirão e conquistar o caneco. "O clima de já ganhou fica para a torcida. Sabemos que vamos enfrentar um adversário muito difícil e que o ABC, dentro do estádio deles, é quase imbatível, mas já mostramos que podemos reverter a vantagem", declarou o atacante Isac.

São quase dez anos sem faturar o Potiguar, sendo os quatro últimos sem sequer disputar a final. O fim deste jejum, que vem desde 2003, data do último título estadual do América-RN, finalmente pode ser alcançado. "Está em nossas mãos quebrar o jejum de título e sabemos que ainda não tem nada ganho", disse Roberto Fernandes, que também tem problemas para escalar o time.

O volante Fabinho, que sofreu uma fratura no osso frontal da face durante treino de quarta-feira, é provável desfalque da equipe. Caso isso seja confirmado, Nata será o seu substituto. "O Fabinho, para mim, é disparado o melhor jogador do América e do campeonato e vai fazer muita falta ao nosso time. Vai ser uma perda muito grande para o América", lamentou Júnior Xuxa.

ABC X AMÉRICA-RN

Data: 06/05/2012, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Frasqueirão, em Natal (RN)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto (Asp. FIFA-SE) e Thiago Gomes Brigido (Asp FIFA-CE)

ABC
Camilo, Flávio Boaventura, Alisson e Eduardo; Thiaguinho (Murilo), Bileu, Jerson, Raul e Berg (Jardson Sapé); Washington e Leo Gamalho
Técnico: Leandro Campos

América-RN
Fabiano; Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Nata (Fabinho), Márcio Passos e Júnior Xuxa; Isac e Lúcio
Técnico: Roberto Fernandes

UOL Cursos Online

Todos os cursos