Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
O que acontece com Luan? O Corinthians precisa esclarecer esta situação
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Falar sobre o Luan se tornou uma tarefa difícil. Ele ganhou a primeira medalha de ouro do futebol brasileiro nas Olimpíadas de 2016 e foi campeão da Copa do Brasil no mesmo ano. Em 2017 foi ainda melhor, ao ser o grande protagonista do título da Libertadores do Grêmio e eleito o Rei das Américas.
Mas, agora, está sumido. O que aconteceu com o Luan de cinco anos para cá?
Em 2018, muitos queriam o nome dele na lista do Tite para a Copa da Rússia, inclusive eu, mas não foi convocado. Daí em diante, a coisa começou a ficar complicada. Aos poucos, ele foi perdendo espaço no Grêmio, ainda com Renato Gaúcho. E Renato é um treinador que tem paciência para recuperar jogadores que já estão descartados do cenário futebolístico brasileiro, como fez com Léo Moura, Cortez e Cícero. Se ele desistiu de tentar recuperar o Luan, é porque percebeu que o jogador não estava reagindo.
Mas o Corinthians foi lá e contratou o Luan no fim de 2019, por 22 milhões de reais, para ser o líder técnico de uma equipe que estava querendo mudar o estilo de jogo, sair de um esquema mais defensivo com Carille, para um tipo de jogo mais técnico, com uma equipe mais leve, com o Tiago Nunes. Mas não deu nada certo.
Desde a sua estreia, Luan conseguiu fazer alguns gols, mas lentamente foram começando as críticas da imprensa e a pressão da torcida. Mesmo assim, tanto o Mancini como o Sylvinho acreditaram nele. Deram muitas chances, mas nenhuma foi aproveitada. As cobranças eram sobre a falta de intensidade, da pouca movimentação, da ausência de jogadas que desequilibrassem uma partida... e ele foi sendo deixado de lado pelos dois treinadores.
Luan não joga uma partida desde 19 de fevereiro — a última foi contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista — e não vai para o banco desde 20 de abril, quando o Corinthians enfrentou a Portuguesa-RJ pela Copa do Brasil. Portanto não jogou nenhuma vez desde que o Vítor Pereira chegou. Durante esse tempo, o clube informou sobre duas contusões e dores no quadril.
Pois bem. Nesse momento, existem algumas perguntas a se fazer: por onde anda Luan? O que está acontecendo com ele? O Corinthians já desistiu dele? Surgiram clubes interessados em contratá-lo e ele não quis ir? Ele continua treinando normalmente ou separadamente?
Mas não temos como responder essas perguntas, porque os treinos são fechados. Ninguém sabe se ele treina ou não.
O que parece é que o Luan se acomodou e irá ficar no Corinthians até o final do contrato para depois sair do clube, gratuitamente. Mas, em 2023, vai ter algum clube para contratá-lo, mesmo sem custo?
O Corinthians precisa resolver essa situação, e o Luan precisa tomar uma atitude para que continue jogando futebol. Está faltando o que para isso acontecer?
Se Luan recusou alguma proposta de outros clubes, está prejudicando a sua própria vida profissional. Será que vale a pena ficar em um clube que não se interessa pelo seu trabalho, mesmo que ganhando muito bem? Como os outros clubes irão confiar em um jogador que não consegue se motivar para recuperar o ótimo futebol que já mostrou anos atrás?
O Luan é uma pedra no caminho do Corinthians. Mas o clube deveria, toda semana, atualizar o que está acontecendo com ele. Sei que foi oferecida ajuda psicológica — o dr. Joaquim Grava tentou ajudá-lo —, mas Luan recusou.
Para completar, Luan perdeu a camisa 7, que agora é de Yuri Alberto — qual será o número dele daqui para frente? Ele também deve sair da lista de inscritos da Libertadores.
Se o cara está sem motivação, sem atitude, recusou propostas que apareceram e não quer ajuda psicológica, isso precisa ser explicado, sim. Eu, por exemplo, estou muito interessado em saber o que está acontecendo. O Corinthians precisa esclarecer esta situação.
✌️☮️❤️
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.