Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Donos do futebol precisam agir e punir racistas como o que ofendeu Vini Jr

Vinicius Jr comemora gol contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol - Angel Martinez/Getty Images
Vinicius Jr comemora gol contra o Mallorca, pelo Campeonato Espanhol Imagem: Angel Martinez/Getty Images

Colunista do UOL

16/09/2022 14h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois do ataque racista e covarde do presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores ao Vinicius Junior, tanto a Federação Espanhola de futebol como a Uefa e a Fifa precisam tomar uma atitude contra esse racista. Porque, se não tomar, serão omissos e coniventes com o racismo.

Esse cara não deve ter uma vida feliz, apesar de provavelmente ganhar muito dinheiro através das "macaquices" dos craques, sejam eles negros ou não.

Esse sr. Pedro Bravo deve sofrer muito quando vê um jovem sul-americano, negro, talentoso e alegre se divertindo jogando bola. Um garoto que fez o gol do título do Real Madrid na final da última Champions League.

"Como esse 'neguinho' ousa fazer um gol do título, sendo que havia vários jogadores brancos para fazer isso?". "Eu não admito que um 'favelado' venha no nosso continente europeu para ser um protagonista do maior clube da história do futebol (junto com o Santos obviamente)". É assim que esse tipo de pessoa pensa.

Depois dessa covardia, essa pessoa não pode permanecer nesse cargo, e muito menos continuar trabalhando no futebol. Se ele tem a coragem (na verdade, covardia) de ser racista num programa de TV, imaginem o que ele fala e faz longe das câmeras.

O Vinícius Jr, mas também Pelé, Michael Jordan, Magic Johnson e tantos outros negros maravilhosos na história do esporte, esbanjavam e esbanjam alegria, talento e espetáculo para os verdadeiros apaixonados pelo esporte.

O Vinícius Jr poderá ser um protagonista na Copa do Qatar, e irá comemorar seus gols do jeito que ele quiser (claro, sem ofender ninguém). Poderá dançar, fazer caretas, dar cambalhotas... e os racistas, como o sr. Pedro Bravo, querendo ou não terão que aplaudir e reconhecer o talento desse e de tantos outros astros negros que estarão na Copa.

Parabéns dessa vez para o Neymar, o Raphinha e o Thiago Silva (apesar de eu achar que ele vai no embalo), por terem se posicionado em solidariedade ao Vinícius Jr. Mas precisam fazer isso pelos outros também, principalmente aqui no Brasil. Mas foi muito bom marcarem presença.

Mas, se os donos do futebol ficarem olhando de camarote tudo isso acontecer, daqui a pouco essa violência racial não terá mais volta. Passou da hora da Fifa, e as outras entidades, fazerem alguma coisa para conter essa covardia, começando com uma punição severa a esse senhor.

Nesses casos assim, sempre me vem uma música na cabeça. Dessa vez, veio "Será que é disso que eu necessito?". E o trecho é esse: "Não sei o que você quer, nem do que você gosta / Não sei qual é o problema, qual é o problema, seu bosta?".

Se eu me encontrasse com essa figura racista, faria essa pergunta, da mesma maneira que os Titãs fizeram na música.