Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Apoiadores fazem parte da ignorância humana da qual Bolsonaro é o espelho

Colunista do UOL

01/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estive pesquisando e percebi que, entre aqueles que declararam voto no covarde Jair Bolsonaro, existem pessoas de todos os tipos (assim como acontece com todos os candidatos). Mas o atual presidente tem muitos apoiadores que são pessoas do pior caráter possível. Estão nessa turma desde corruptos até gente com tornozeleira eletrônica.

Acho que 100% dos racistas votaram e votarão nessa criatura, assim como homofóbicos, agressores de mulheres, todos os armados perversos e os seres violentos que estão batendo com socos e pontapés nas pessoas humildes e indefesas.

Tem gente cassada pela Justiça, como o líder do partido do padre de festa junina, como bem disse a candidata Soraya Thronicke.

Tem ministro e ex-ministro da Saúde que não fizeram nada mais do que obedecer o presidente e prejudicar a saúde dos mais pobres.

Não poderia esquecer de empresários, golpistas, aqueles que intimidam... sem falar nos que ameaçam seus funcionários de demissão caso não votem no marido da "princesa".

Mas tem gente mais excêntrica, do tipo que lambe cano de fuzil. Essa foi a cena mais nojenta dessas eleições: um covarde se deliciando com aquele cano, fazendo ameaças ao STF e cobrando o seu presidente a realizar um golpe de Estado.

Também tem jogador que pede perdão para a dívida de imposto. Tem aqueles que seguram todos os processos de investigação de crimes do clã Bolsonaro.

Tem ex-ministra hiperpreconceituosa, que só respeita menino que veste azul e menina que veste rosa. Aliás, a mesma que fez campanha contra o aborto legal de uma garota de 11 anos que foi estuprada.

Tem também gente que libera a boiada para passar, que apoia a destruição da Amazônia para rachar o lucro do tráfico ilegal de madeiras.

Tem fazendeiros que assassinam líderes dos povos originários e capangas que violentam meninas indígenas. E também não faltam os que roubam o ouro das terras indígenas com o garimpo ilegal.

Tem ex-campeões de Fórmula 1, sendo que um deles até virou chofer da família. E não posso esquecer de uma ex-namoradinha, que virou a extrema-direitinha do Brasil.

Tem quem depositava cheques na conta da "princesa", assim como tem pastores que pedem para Deus fazer falcatrua nas urnas.

Claro que tem ator fracassado que não conseguiu nem interpretar o papel de secretário de Cultura.

Tem jogador e jogadora de vôlei homofóbicos, e também tem ex-jogadora que distorce informações, solta fake news e mente o tempo todo em programas de rádio e de televisão.

Duplas sertanejas também não faltam: dá para fazer um festival musical do agronegócio.

E também tem gente condenada pela Justiça que declara apoio a esse governo e a esse presidente. E, atenção, mulheres: o último a entrar nessa lista é Robinho, o estuprador condenado, que declarou voto em Jair Bolsonaro na sexta-feira (30).

O ex-jogador de futebol condenado a nove anos de prisão em todas as instâncias na Itália por estupro. Um criminoso que passeia livremente pelas praia do litoral paulista como se nada tivesse acontecido. Um cara que não demonstra arrependimento algum. Só poderia mesmo apoiar esse presidente...

Nesse caso, acredito que se fosse consultado, até o Jair Bolsonaro recusaria o apoio do estuprador. Acho que até para ele há um limite. Porque teve muito criminoso que o presidente deu um jeito de livrar a cara. Mas do Robinho ele não conseguiu — ou não quis?

Vi a definição de quem é o eleitor bolsonarista em um post do jornalista Juca Kfouri, e é com ela que vou terminar o texto. Todos que citei acima "fazem parte da ignorância humana da qual Bolsonaro é o espelho".

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL