Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Silêncio de Bolsonaro motiva tumulto no Brasil. O que ele quer com isso?

Grupo de apoiadores do presidente interdita trecho da BR-101 - RICARDO TRIDA/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Grupo de apoiadores do presidente interdita trecho da BR-101 Imagem: RICARDO TRIDA/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

01/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O silêncio de Jair Bolsonaro está causando um grande barulho pelo país. Uma falta de respeito, civilidade, cordialidade e, obviamente, uma grande falta de senso democrático.

Bolsonaro já é o presidente que mais demora para admitir a derrota nas eleições. Esse silêncio é tão agressivo quanto as suas falas golpistas. Não reconhecer que perdeu nas urnas mostra muito bem que tipo de coisa viria pela frente caso ele vencesse.

A desordem causada pelos caminhoneiros é organizada, embora não se saiba quem lidera. Mas tem a conivência do clã Bolsonaro.

Enquanto Bolsonaro ficar em silêncio, os caminhoneiros continuarão com os bloqueios nas estradas e pedindo intervenção militar. Isso mostra o total descaso com o país. Essa é a democracia dessas pessoas.

A minha indignação se estende também para alguns políticos apoiadores de Bolsonaro. Como Carla Zambelli, que se comportou como uma pistoleira pelas ruas de São Paulo, e disse que será a pior opositora que Lula já teve.

Bom, primeiro ela terá que se explicar sobre a atitude violenta que teve, colocando pessoas inocentes em risco no último sábado, sendo que estava proibido o porte de armas antes e depois das eleições. Ela tem é que se preocupar com uma possível cassação do seu mandato.

Outra figura desprezível é o deputado federal eleito por Goiás Gustavo Gayer, que disse que irá se empenhar para o impeachment do presidente Lula.

Tanto Carla quanto Gustavo não têm a mínima preocupação com o país. Querem tumultuar e dificultar o novo governo, dois meses antes da posse. Foram eleitos para trabalhar pelo Brasil, e não contra.

Bolsonaro ficando calado demonstra que a sua covardia é ainda maior do que aquela que nós já sabíamos. Quando deveria ter ficado calado durante a pandemia, não ficou. Pelo contrário, ficou debochando das famílias que perderam seus entes queridos, e ainda não comprou as vacinas quando deveria.

O que está planejando Jair Bolsonaro? Se o mundo já reconheceu a vitória do presidente Lula, por que ele ainda não se pronunciou? Está querendo imitar o seu guru Donald Trump?

Temos que ficar de olho, porque Trump levou embora arquivos confidenciais do governo americano e está sendo investigado por isso. Será que Bolsonaro está preocupado com as coisas que escondeu no sigilo de 100 anos?

É, Jair, em janeiro iremos saber tudo o que você tentou esconder do povo brasileiro... Quanto mais tempo mantiver o silêncio, mais claro fica que está tramando ou tentando omitir algo.

Ao que parece, a família Bolsonaro está em pânico, e continua incentivando o caos, a desordem e a violência.

Jair Bolsonaro é o pior brasileiro no planeta. Quanto ele ainda irá causar de problemas para o Brasil?