Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A cara do desgoverno: apoiadores de Bolsonaro estampam manchetes policiais

O ex-vereador Gabriel Monteiro, preso por estupro - Caio Clímaco/Estadão Conteúdo
O ex-vereador Gabriel Monteiro, preso por estupro Imagem: Caio Clímaco/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

09/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que está acontecendo nesse momento com apoiadores de Jair Bolsonaro?

O que eu sei é pelas informações e reportagens publicadas pela imprensa, mas posso dizer com toda certeza que a cara bolsonarista está escancarada, e do pior modo possível. Mas isso não é surpresa alguma para quem não foi manipulado pelo clã governista.

Quero começar pelo aliado e ex-vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro. Preso por estupro, é investigado por diversos crimes sexuais, como filmagem e armazenamento de vídeos praticando atos sexuais com adolescentes, exposição de crianças em vídeos manipulados, abuso e violência contra pessoas em situação de rua, além de assédio moral e sexual contra assessores. Esse bolsonarista chegou no presídio de Benfica na quinta-feira, com grande chance de ficar "hospedado" lá por um tempo.

Agora vou passar para o julgamento da ex-deputada e pastora Flordelis, acusada de ser a mandante do assassinato de Anderson do Carmo, seu marido que também era pastor. A situação dessa bolsonarista é das piores, já que filhos e netos estão depondo contra ela.

Aqui em São Paulo, o deputado estadual Douglas Garcia está pedindo falência na Justiça. Foi ele quem hostilizou e tentou intimidar a jornalista Vera Magalhães, e acabou expulso do primeiro debate organizado pelo UOL, Folha e TV Cultura, em 13 de setembro. É outro bolsonarista que está na estrada do escândalo, sendo alvo de mais de 80 ações judiciais por ter supostamente divulgado um dossiê que expôs dados pessoais de pelo menos mil pessoas, obviamente contrárias a esse desgoverno.

E não podemos esquecer de Robinho, que além de condenado por estupro, participou de atos golpistas pedindo intervenção militar. Bom, somos nós que queremos uma intervenção — não militar, mas da Justiça — para que ele pague pelo crime que cometeu. Acredito que em breve ele também será hóspede de um presídio, como o ex-vereador do Rio.

Também temos bolsonaristas que fugiram para o exterior, para continuar incentivando um golpe. Allan dos Santos, que já está faz um tempo como fugitivo nos Estados Unidos, recebeu na semana passada a "pistoleira dos Jardins", Carla Zambelli. Mas ela sabe que terá que depor à Procuradoria-Geral da República, e disse que fará sem problemas. Será mesmo?

Sem contar aqueles que serão descobertos em breve como financiadores desses atos golpistas, junto com quem participou desses atos, e que logo serão identificados. Não podemos esquecer das pessoas que ainda fazem parte desse desgoverno e que estão apoiando as manifestações. Essa lista vai aumentar muito depois de janeiro, com a provável quebra desses sigilos de 100 anos determinados por Jair Bolsonaro.

Além de tudo isso, a agressividade e a violência estão se espalhando por todos os lugares. O desespero descontrolado dessa turma desprezível está a mostra, porque já perceberam que não vai ter golpe algum, e que muitos irão pagar por todos esses crimes. Daí as ameaças e intimidações ficam explícitas.

Como, por exemplo, a absurda abordagem agressiva de um cidadão num restaurante em Brasília, contra a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O covarde teve que ser detido e, além de dizer que iria dar "porradas" nela, também tentou agredir as pessoas que estavam gravando esse seu comportamento deplorável.

Lá no Pará, um bando de fortões barbudos raivosos e com a camisa amarela ficaram intimidando estudantes aos berros. E, em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, bolsonaristas querem identificar comércios "petistas" com adesivos de estrelas vermelhas, imitando uma prática nazista, que identificava comércios de judeus com estrelas amarelas.

A realidade é que tem um grande grupo de covardes espalhados pelo país, com ódio por terem perdido as eleições democraticamente, mesmo com toda ajuda da máquina estatal. E, falando em máquina, além do diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, muitos policiais estão sendo investigados por facilitar e ajudar as manifestações golpistas.

A vida dos brasileiros está assim nesse momento.

Tite divulgou a lista dos 26 convocados para a Copa do Qatar, enquanto a Justiça está soltando uma lista interminável de golpistas que serão investigados por crimes, como as manifestações.

Eu, como cidadão brasileiro, irei torcer para a seleção ganhar a Copa e para essa turma golpista pagar por seus crimes.

Ah, e vale destacar: Lula não está internado, entre a vida e a morte, no hospital Sírio-Libanês. O presidente eleito vai bem, obrigado. Já está trabalhando na transição de governo em Brasília e viaja para a COP27, no Egito, na semana que vem. Mas talvez fique com alguma alergia depois de resolver toda a destruição e a corrupção do governo Bolsonaro.