Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

França e Inglaterra são favoritas, mas Senegal pode ser a surpresa do dia

Jogadores do Senegal comemoram gol sobre o Equador na Copa - Clive Mason/Getty Images
Jogadores do Senegal comemoram gol sobre o Equador na Copa Imagem: Clive Mason/Getty Images

Colunista do UOL, em Doha (QAT)

04/12/2022 09h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hoje tem mais dois jogos que decidem vaga para as quartas de final da Copa do Mundo.

Um confronto europeu, França x Polônia, em que o time do treinador Didier Deschamps é o favorito, pelo que vi na primeira fase.

Tecnicamente é muito superior e, até por ser um candidato ao título, o time francês provavelmente irá encontrar uma forte marcação do time polonês, que tentará surpreender com a famosa tática de jogar por "uma bola".

Enquanto Mbappé, que tem tudo para ser o melhor jogador da Copa, tem ótimas companhias para alimentá-lo nas jogadas que mais gosta de fazer (como sair em velocidade nas costas do lateral ou receber a bola nos pés e partir para cima do marcador), o Lewandowski sofre com a falta de criação da sua equipe.

Os dois são grandes jogadores, só que o Mbappé não depende tanto de alguém para armar as jogadas para ele. Já o Lewa, sim.
O polonês é um fantástico jogador de área e um exímio finalizador, tendo no seu repertório diversas formas de finalizar em gol.

Já o francês? Bem, o francês é na minha opinião o melhor jogador do mundo disparado, porque os grandes concorrentes estão chegando ao fim da carreira, como Messi e Cristiano Ronaldo, que ainda podem terminar a história no futebol consagrados nessa Copa. Mas a bola da vez é mesmo o Mbappé.

Na outra decisão do dia, teremos um confronto de continentes, com duas seleções que gosto muito.

Primeiro, quero falar de Senegal, que mesmo sem o seu grande jogador e cidadão do mundo Sadio Mané, está fazendo uma Copa para o seu povo morrer de orgulho.

Campeão da Liga das Nações Africanas, está mostrando o que é ter garra, brio e ser um verdadeiro time de guerreiros. Não são favoritos nesse confronto, mas também não será uma grande surpresa se conseguirem passar para as quartas.

É um time muito bem treinado, organizado, além de ser bom tecnicamente. Claro que pesa a diferença técnica e de elenco, mas Senegal joga com a alegria de estar na Copa.

Apesar de ser um país com muitos problemas, inclusive uma grande pobreza, o seu povo está feliz. Por se sentirem excluídos do planeta, disputando a Copa, se sentem pertencentes ao mundo por um mês, e isso momentaneamente basta para esse alegre povo africano.

Agora os poderosos ingleses, com jogadores consagrados, que jogam o campeonato mais importante e difícil do planeta, estão jogando bem essa Copa. É um time super competitivo, porque a Premier League exige isso dos times.

Está demonstrando ser um time muito bom tecnicamente, com variações de jogo interessantes, mas com o treinador Gareth Southgate teimando em deixar de fora o Phil Foden, que está numa fase espetacular e é um grande jogador. Conheço seu futebol desde o Mundial sub-17, em 2017, quando foi campeão e o Bola de Ouro daquele torneio.

Espero que dessa vez seja o titular e que saia o Saka ou o Sterling, porque Foden é acima da média. Jogador inteligente, rápido e agressivo, e junto com Harry Kane, que deve estar louco para marcar. E a hora é essa, porque agora pode dar classificação. Os dois podem fazer uma dobradinha espetacular.

Acho o English Team favorito para a classificação, mas precisa ficar atento com essa seleção alegre e empolgada de Senegal.

Na disputa entre treinadores, para mim sem dúvida alguma, o melhor trabalho está sendo feito pelo senegalês Aliou Cissé. Sem seu principal jogador, com um elenco com menos qualidade, está nas oitavas. Ele não tem substitutos do mesmo nível para todos os titulares, como o Southgate tem, e estão disputando a mesma vaga.

Claro que considero França e Inglaterra favoritas, mas se tiver uma zebra, acho que a classificação de Senegal será a mais provável.

Antes de terminar, farei uma provocação que não tem nada a ver com o que escrevi acima. Mas como sou perseguido pelos golpistas, que só sabem atacar preconceituosamente, deixarei uma pergunta para vocês: o que vocês acham que o "Minto" está fazendo trancado no Palácio da Alvorada?

A- Ele coloca o uniforme da seleção, camisa amarela, calção azul e meias brancas, boné da CBF, com uma língua de sogra para ficar assoprando na hora de assistir aos jogos da seleção?
B- Fica chorando sozinho no quarto porque foi derrotado nas urnas?
C- Fica jogando "rouba monte" com o Pazuello, a Damares e a Carla Zambelli? Ou Banco Imobiliário, que só aceita dinheiro vivo?
D- Fica assistindo discursos do Lula para aprender a falar alguma coisa que se entenda?
E- Todas as alternativas acima estão corretas.

Aceito xingamentos, ofensas preconceituosas e tudo o mais, porque dessa vez vou merecer.