Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Inglaterra x França, Kane x Mbappé: o melhor confronto das quartas de final

Harry Kane, da Inglaterra, e Kylian Mbappé, da França, em ação na Copa do Mundo do Qatar - Chris Brunskill e Alex Grimm/Getty Images
Harry Kane, da Inglaterra, e Kylian Mbappé, da França, em ação na Copa do Mundo do Qatar Imagem: Chris Brunskill e Alex Grimm/Getty Images

Colunista do UOL

04/12/2022 20h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já nas quartas de final da Copa do Qatar teremos um confronto que pode ser considerado uma final antecipada, como se costuma dizer quando jogam duas fortes equipes: Inglaterra x França.

As duas estão jogando muito bem desde o começo do Mundial, com exceção do tropeço desnecessário da França contra a Tunísia na última rodada da primeira fase.

Esse é um jogo que realmente transcende o futebol por uma rivalidade histórica.

A Inglaterra talvez tenha o seu melhor time depois das Copas de 1966, quando foi campeã, e de 1970. Foi ter outra seleção muito forte na Copa de 1990, quando perdeu a semifinal para a Alemanha, que foi a campeã.

Mas essa seleção é a mais diferente de todas, porque o estilo do futebol inglês mudou completamente. O que era quase que totalmente jogada aérea e nem eles mesmos acreditavam, hoje já é posse de bola e variações de jogadas.

Neste domingo, venceu muito bem a ótima equipe de Senegal, mostrando estar pronta para o sucesso. Harry Kane é o destaque da seleção inglesa, e na vitória por 3 a 0 contra os senegaleses, fez o seu primeiro gol na Copa. A Inglaterra tem o melhor ataque do Mundial, com 12 gols.

Mas agora vai enfrentar a França, que despachou a Polônia por 3 a 1, é a atual campeã e possui o melhor jogador do mundo, na minha opinião: Kylian Mbappé.

É quase impossível marcá-lo pela força, explosão, velocidade e drible. E hoje mostrou mais um ingrediente da sua genialidade, que é bater num curto espaço com a bola muito perto dos pés, com força e precisão.

Mbappé fez dois golaços, chegando a cinco nessa Copa, e assumindo a artilharia da competição. No total, tem 11 jogos e 9 gols em duas edições de Copa do Mundo, e tem tudo para quebrar vários recordes.

O francês já foi o melhor jovem da Copa de 2018 e já é o principal candidato a ser o melhor de todos nessa. Claro que ainda depende da sua equipe ir adiante, mas mesmo que a França não vá longe, não existe nenhum jogador nesse momento tão genial como ele.

Acredito que Mbappé dominará o futebol por muito tempo, porque só tem 23 anos. Ele vai ganhar muitos títulos e prêmios individuais daqui para frente.

Vale destacar que o atacante francês peitou a Fifa sobre a obrigatoriedade de dar entrevistas. Hoje foi a primeira vez que atendeu os jornalistas e assumiu todas as multas por não ter falado até agora. Quando perguntado sobre a Bola de Ouro, disse que seu sonho é ser bjcampeão do mundo com a sua seleção.

Inglaterra x França será o grande jogo das quartas de final no Qatar. De um lado, o forte English Team, com ótimo conjunto, grandes jogadores e com um banco mais recheado. Do outro, a França, que defende seu título com o mesmo ataque de 2018, contando com o melhor e mais temido jogador do momento, Kylian Mbappé.