Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Para ir às quartas, Brasil precisa ser diferente e se impor logo de início

Neymar, do Brasil, e Son, da Coreia do Sul - Ian MacNicol e Mohammad Karamali/Getty Images
Neymar, do Brasil, e Son, da Coreia do Sul Imagem: Ian MacNicol e Mohammad Karamali/Getty Images

Colunista do UOL, em Doha (QAT)

05/12/2022 09h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Segunda-feira, 5 de dezembro de 2022: é dia de jogo da seleção brasileira! O Brasil enfrenta a Coreia do Sul e é muito favorito para se classificar para as quartas de final da Copa do Mundo. Mas, para isso, precisa se impor.

Talvez esse esteja sendo o maior problema do Brasil, por enquanto, porque está tendo dificuldade de se impor contra os adversários. O time foi mal no primeiro tempo de todas as partidas até agora, e vai precisar tomar a iniciativa no jogo logo de início.

A seleção brasileira terá uma defesa improvisada, sim. E não por causa do Militão na lateral-direita, porque foi nessa posição que ele subiu no São Paulo e foi contratado pelo Porto. É Danilo quem está improvisado na esquerda. Ele já ter jogado nessa posição é bem diferente de se sentir confortável nela.

Danilo é um ótimo lateral e meio-campo, como jogou diversas vezes na época do Santos, e faz também um terceiro zagueiro, como vem jogando na Juventus. Mas é diferente quando precisa marcar alguém driblador e veloz pelo lado oposto do que costuma jogar.

Teremos a volta do Neymar, o que sem dúvida fortalece e passa mais confiança para o time. Não vejo problema algum ele não estar 100% fisicamente, porque isso é quase uma rotina para o jogador de futebol. O problema é se ele sentir uma dor que atrapalhe os seus movimentos.

Claro que cada um vê de uma forma o modo de utilizar um jogador importante voltando de uma contusão. Eu, por exemplo, colocaria o Neymar em campo apenas nos últimos 30 minutos, e caso fosse necessário. Porque a equipe pode resolver o jogo sem ele, que ganharia uma semana de tratamento sem forçar o local.

Mas caso o jogo se complicasse, ele entraria e pegaria a defesa adversária mais desgastada, porque ninguém usa todas as alterações trocando a defesa.

Não podemos demorar muito para dominar o jogo contra a Coreia, porque o peso da derrota para Camarões pode começar a atrapalhar.

Vão dizer assim: ah, mas foi com o time reserva. Só que estamos em uma Copa do Mundo, e todos estão defendendo a camisa do Brasil. São os 26 melhores jogadores de cada país na competição, e não não tem essa de justificativa para uma derrota.

Perder para Camarões foi um vexame, como foi para a Argentina perder para a Arábia Saudita, Espanha e Alemanha para o Japão, França para a Tunísia e Portugal para a Coreia, como escrevi em todos os textos que fiz até agora sobre esses resultados.

Fora isso, temos que nos preocupar com a boa equipe da Coreia do Sul, que entrará em campo como franco-atirador, já que o favoritismo e a responsabilidade é toda do Brasil.

A Coreia do Sul é uma equipe muito bem organizada taticamente, e que tem na velocidade a sua melhor arma ofensiva. E tem também um jogador acima da média, que é o Son, do Tottenham. Ele é muito rápido, habilidoso, parte para cima do adversário no um-contra-um. Ele gosta de se movimentar por todos os lados do ataque e chuta muito bem.

Son é um ídolo do clube inglês e é muito respeitado pelos adversários. Thiago Silva, até por conhecer bem o perigo que ele é, com certeza vai chamar a atenção para a marcação que será feita em cima do jogador sul-coreano.

Seria interessante vencer bem essa partida para chegarmos nas quartas com total confiança.

Por último, vou repetir o que já fiz em um texto anterior. Vou deixar uma pergunta e algumas alternativas de resposta, mas só vale para os golpistas que fazem comentários preconceituosos aqui nas minhas colunas, ok?

O que vocês acham que tem no pen drive que o Eduardo Bolsonaro trouxe aqui para o Qatar?

A- Todos os sigilos de 100 anos que seu pai quer esconder, para serem enterrados no deserto
B- A lista dos nomes de todos os otários manipulados que estão tomando chuva nas portas dos quartéis
C- O desenho dos "modelitos" usados pelo Luciano Hang durante todo esse tempo
D- A resposta dos céus em código morse das mensagens que os golpistas mandaram pelo celular
E- Nenhuma das alternativas, porque esse pen drive nunca existiu

Quem acertar ganhará um bonequinho de pelúcia do Dudu Bananinha. Valendo!