Topo

Casagrande

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comunista ou capitalista: o que Papai Noel daria a Bolsonaro?

Manifestação golpista em frente a quartel em Goiânia na véspera de Natal - Théo Mariano/UOL
Manifestação golpista em frente a quartel em Goiânia na véspera de Natal Imagem: Théo Mariano/UOL

Colunista do UOL

25/12/2022 16h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel"

Assim começa a maravilhosa canção de Assis Valente com os maravilhosos Novos Baianos.

Mas hoje em dia isso não é a nossa realidade porque, pela ignorância de muitos bolsonaristas golpistas, por usar roupas vermelhas, o bom velhinho é comunista.

O bondoso "Velho Batuta", como canta o vocalista Mao com os Garotos Podres, já foi classificado como "porco capitalista" que presenteia os ricos e cospe nos pobres.

De tempos em tempos, o Papai Noel é jogado de um lado para o outro politicamente.

E aqueles que ainda acham que futebol e política não se misturam devem puxar os cabelos quando politizam a figura do Papai Noel.

Ele é comunista porque sua roupa é vermelha, é um porco capitalista porque só os ricos têm dinheiro para comprar presentes.

Mas, na realidade, os porcos capitalistas estão dentro da nossa sociedade, muito bem representados pelos empresários golpistas que continuam financiando atos golpistas antidemocráticos, mas não se preocuparam em comprar presentes e doarem para as crianças pobres que são a grande maioria da criançada brasileira.

Comunistas para os golpistas são as pessoas que entram na luta antirracista, contra o governo, que respeitam os direitos humanos e se revoltam contra o machismo violento, que é habitual do, por enquanto, presidente Jair Bolsonaro.

Ele que já está com o seu plano de fuga traçado, que é ir para o hotel "quinhentas estrelas" do também golpista e covarde Donald Trump, para dificultar as acusações no Tribunal de Haia, como noticiou o fantástico jornalista e amigo Jamil Chade aqui no UOL.

Claro, continua condecorando, dando cargos para aliados, talvez com a intenção de salvá-los de acusações e possíveis prisões ou para serem julgados por possíveis crimes, mas com uma medalha no peito.

O que o Papai Noel "comunista" daria de presente para o covarde presidente?

Ele poderia ganhar dois ingressos para ir ao cinema junto com a "falsa princesa" assistir a "Marighella".

Talvez uma sessão dupla com um filme do passado e um atual: "Lamarca" e "Marighella".

E o Papai Noel "porco capitalista" o que daria para o nefasto presidente?

Este presente, ele já ganhou.

Tem alguma coisa mais capitalista, ostentadora, arrogante e prepotente do que um hotel de Donald Trump?

Exato. Trump é o papai Noel "porco capitalista" de Jair Bolsonaro.

Será que outro investigado por tentativa de golpe poderá ajudar Jair a escapar das acusações de vários crimes contra a humanidade?

Espero que não.

Porque ele tem que pagar por tudo que fez para os brasileiros e com a destruição da Amazônia, afetando diretamente o clima do planeta.

É incrível o tamanho da maldade de Jair Bolsonaro porque, se existir um tribunal estelar, ele também terá que responder por crimes contra o universo.

Nunca vi, nos meus 59 anos, um suspeito de crimes contra a humanidade e contra o universo.

Acho que nunca existiu um vilão tão perverso na nossa história.

Se para essa turma, Papai Noel, por se vestir de vermelho, é comunista. Nas portas dos quartéis, em lugar do hino nacional deveriam cantar um outro trecho da música dos Garotos Podres:

"Aqui não existe Natal
Aqui não existe Natal
Aqui não existe Natal
Aqui não existe Natal"
Por quê?
Porque a ignorância tomou conta de vocês.