Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quantas diferenças existem entre Juan Pablo Vojvoda e Vitor Pereira?

O técnico Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza - JUAN MABROMATA/AFP
O técnico Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza Imagem: JUAN MABROMATA/AFP

Colunista do UOL

02/01/2023 18h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quantas diferenças existem entre o treinador do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, e o atual treinador do Flamengo, o português Vítor Pereira?

Vojvoda sempre falou que ficaria no Fortaleza e cumpriu a palavra, mesmo sendo sondado por vários grandes clubes do Brasil e, possivelmente, do exterior.

Quando se fala a verdade, não há necessidade de inventar histórias ou falar mentiras, porque sempre se chega à verdade dos fatos.

Mais uma diferença são os títulos, porque o argentino, aqui no Brasil, venceu a Copa Nordeste em 2022 e foi bicampeão cearense em 2021 e 2022. Também levou o Fortaleza duas vezes seguidas para a Libertadores.

Vojvoda é um treinador que respeita os torcedores e também a diretoria do Fortaleza, que tem muito mérito.

Nos momentos difíceis, como foi o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2022, não se deixou levar por uma certa pressão para demiti-lo, porque reconheceu o talento e a mudança para melhor que ele fez no time.

E Vítor Pereira?

Bom, esse treinador não respeitou o Corinthians, os jogadores e muito menos a grande massa corintiana.

Teve diversos atritos com os jogadores, principalmente porque nunca assumia nenhuma responsabilidade, mas entregava os que jogavam mal, com uma exagerada ironia, chegando algumas vezes ao desrespeito.

Mentiu para sair do Corinthians, quando seria muito mais fácil e honesto dizer que queria ir para um clube em que, na cabeça dele, teria mais chances de ser campeão.

Acho que ele terá problemas de relacionamento na Gávea, porque a meu ver não está à altura do maravilhoso elenco que tem o Flamengo.

Mas, na realidade, o peso mesmo foi a enganação que fez com todos os corintianos.

Fez um bom trabalho no Campeonato Brasileiro, mesmo sem apresentar um bom futebol e perdendo muito fora de casa. Foi bem na parte final da Copa do Brasil, depois de reverter um 2 a 0 contra o Atlético-GO.

Mas o grande jogo do ano foi na final lá no Maracanã, quando acabou perdendo para o Flamengo nos pênaltis e jogando melhor. Talvez tenha sido esse jogo que chamou a atenção da diretoria do Flamengo.

Sem dúvida alguma, a sua primeira vez na Neo Química Arena como adversário não será fácil para ele. A Fiel Torcida corintiana se sentiu traída e enganada por ele, que poderia ter jogado aberto e falado a verdade, mas ele escolheu um modo nada bacana para sair do clube.

Como eu já esperava, na primeira coletiva do Vítor Pereira como treinador do Flamengo, ele se esquivou das perguntas sobre a sua família. Como explicar mentiras?

Prefiro terminar esse texto destacando o grande trabalho do Juan Pablo Vojvoda. Ele sim merece ter destaque, pelo seu trabalho e também pelo seu caráter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL