Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Começou a Copa São Paulo, torneio pelo qual tenho grande carinho

Walter Casagrande Jr no time-base do Corinthians que jogou duas Copinhas em 1980 - Acervo pessoal
Walter Casagrande Jr no time-base do Corinthians que jogou duas Copinhas em 1980 Imagem: Acervo pessoal

Colunista do UOL

03/01/2023 08h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na segunda-feira (2) começou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023.

Tenho enorme carinho por esse torneio, porque foi nele que apareci para o grande público.

Lá nos anos 80, não existiam Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores para essa categoria. A única forma da garotada daquela época de mostrar o seu futebol era em janeiro, nas férias dos profissionais, porque toda a imprensa se ligava na Copinha.

Eu disputei duas em 1980, uma em janeiro e a outra em dezembro. Não sei por que naquele ano foram duas, mas aconteceu. Fui a revelação e fiz parte da seleção na Copinha de janeiro.

Naquela época, a Taça São Paulo — como era chamada desde 1969 — tinha todas as sedes na capital. Participavam bem menos clubes e os grupos eram superdifíceis.

Em janeiro de 1980, o nosso grupo era: Corinthians, Botafogo, São Paulo, Atlético-MG. Na de dezembro: Corinthians, Flamengo, Santa Cruz e São Paulo.

Então os jogos eram complicados e a classificação não era fácil.

Nós éramos acostumados a jogar na preliminar dos profissionais e pegávamos um ótimo público no segundo tempo. Mas, na Copinha, o público e as atenções eram todos para a gente, e dava um frio enorme na barriga.

Tínhamos um ótimo time porque jogávamos juntos há muito tempo. Joguei a primeira Copinha com 16 anos. Era o mais novo do Corinthians e um dos mais novos de todo o torneio.

A gente se esforçava o ano todo pensando em jogar a Taça São Paulo, que era o sonho de todos os jogadores jovens daquela geração.

Vou assistir ao máximo de jogos possíveis, como faço todos os anos, e pretendo ir assistir a alguns no próprio estádio quando puder.

Desejo boa sorte para todos os garotos que estão jogando a Copinha, espero que o torneio possa abrir as portas para muitos se tornarem profissionais e realizarem os seus sonhos.