Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A nossa camisa amarela está sendo honrada pela garotada do Sub-20

Andrey comemora gol da seleção brasileira no Sul-Americano sub-20 - Rafael Ribeiro/CBF
Andrey comemora gol da seleção brasileira no Sul-Americano sub-20 Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Colunista do UOL

24/01/2023 10h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estava ansioso para assistir à segunda partida do Brasil no Sul-americano Sub-20. O Brasil fez um ótimo jogo na estreia, vencendo a seleção peruana por 3 x 0, e enfrentaria o nosso maior rival no continente, a Argentina.

No primeiro tempo, a seleção deu um show na marcação e agressividade ofensiva. Os dois volantes do Ramon Menezes jogam demais, que dupla!

Andrey, que já está no Chelsea, e Marlon Gomes marcam, roubam bola, saem para o jogo, têm ótimo passe e quebram totalmente o esquema adversário. São dois garotos da base do Vasco com personalidade impressionante.

O Brasil fez o primeiro gol logo de cara, com uma ótima jogada do Marlon Gomes, numa roubada de bola que sobrou para Guilherme Biro finalizar e marcar.

Daí em diante, o Brasil tomava conta da partida, deixando os argentinos bem nervosos. Mas nunca se entregam, e conseguiram equilibrar um pouco a disputa.

Num vacilo defensivo, o goleiro brasileiro Mycael acabou fazendo um pênalti, que poderia ter complicado o jogo.

Pois bem, ele defendeu o pênalti de uma forma espetacular, com o pé tirando o ímpeto e jogando uma ducha de água fria na cabeça da garotada da Argentina.

Logo depois, o melhor jogador do primeiro tempo, Andrey, dominou a bola no meio campo e arrancou até dentro da área e, com muita classe, fez o segundo gol brasileiro.

Depois disso, o Brasil tomou conta totalmente do jogo e poderia ter até ampliado o placar.

Está surgindo uma molecada muito boa de bola, que precisa ser trabalhada para não cair na soberba, na arrogância e prepotência, defeitos que acompanham os nossos jogadores desde 2006.

Dá gosto ver atletas comprometidos e focados, atuando com amor à camisa brasileira. Não podem perder isso, para conseguirem reaproximar a torcida novamente da seleção. Precisam criar uma nova identificação e se tornarem ídolos respeitáveis.

No segundo tempo, o time do treinador Mascherano voltou com um passe melhor, muito mais agressivo, tentando entrar no jogo.

marlon - Rafael Ribeiro / CBF - Rafael Ribeiro / CBF
Marlon Gomes durante jogo contra a Argentina no Sul-Americano Sub-20, no estádio Olímpico Pascual Guerrero em Cali, na Colômbia. 23/01/2023
Imagem: Rafael Ribeiro / CBF

Além de Andrey e Marlon Gomes, tem mais dois jogadores acima da média: Vítor Roque, que já acho pronto para ser testado na seleção principal, e o zagueiro Rober Renan, que mostra potencial para um futuro incrível, se der tudo certo. Canhoto, muito técnico, Renan tem um ótimo passe e uma supervirada de jogo. O Corinthians colocou esse garoto na negociação do Yuri Alberto com o Zenit.

Achei um erro perder um jovem talentoso como esse numa troca. Deveriam ter analisado outras maneiras de contratar o Yuri, sem perder o Robert Renan.

A dinâmica da partida caiu bastante, mas ficou evidente a superioridade brasileira. Ainda deu tempo de o artilheiro Vítor Roque fazer o seu gol de pênalti, apesar de a batida ter sido irregular, por ele ter tocado com os dois pés na bola.

Quando tudo parecia decidido, a seleção do Mascherano foi e fez o seu gol com o jogador Gonzales.

Vitória brasileira por 3 x 1, com mais uma ótima partida da seleção do Ramon Menezes. Agora, na quarta-feiea (25), às 21h30, enfrentaremos a Colômbia.