Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Carlo Ancelotti e Abel Ferreira seriam meus planos A e B para a seleção
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O tema do possível novo treinador da seleção brasileira vai ficar fervendo até o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, definir o escolhido. Enquanto isso, como acontece a toda hora, surge alguém bancando uma informação.
Pouco tempo atrás descartaram o Ancelotti e agora ele já é o preferido. Parece que a tentativa real será por esperar o meio do ano, mas obviamente nos bastidores será resolvido em breve. Porque não faz sentido ficar esperando e em julho receber uma negativa.
O que se fala é que há a possibilidade de o Ramon Menezes (treinador da seleção sub-20) assumir até o meio do ano, e depois chegaria o Ancelotti.
Já deixei bem claro que os meus preferidos seriam Carlo Ancelotti (junto com o Paulo Roberto Falcão) e Abel Ferreira. Eu não tenho uma informação, essa é a minha opinião. Pode ser até que, de repente, seja contratado outro treinador. Mas eu iria atrás de um desses dois. E, se não conseguisse um, iria no outro. Eles seriam os meus planos A e B.
A dobradinha Ancelotti-Falcão seria fantástica, porque jogaram e foram campeões juntos jogando pela Roma. Se admiram, são amigos e, com a ajuda do brasileiro, a adaptação do italiano seria mais rápida, assim como o entendimento de como funciona o futebol aqui no Brasil.
Fora essa dupla, o melhor treinador trabalhando no nosso país se chama Abel Ferreira. Acredito que ele é o único por aqui que poderia fazer uma limpa interna e externa na seleção brasileira.
Precisa cortar o cordão umbilical com as pessoas que ficam rondando a seleção há anos. São pessoas que interferem para benefício próprio, para tirar vantagens e viver às custas da CBF em viagens, eventos e tudo mais.
Limpar também a própria seleção e começar a fazer uma nova, usando alguns jogadores mais experientes que realmente possam ajudar os mais jovens. Tipo o Casemiro, que ainda pode ser útil no processo de reformulação do meio-campo.
Tem muita gente talentosa — como Danilo, Andrey, Maycon, Bruno Guimarães — que, com a ajuda do Casemiro, pode entender como tudo funciona mais rapidamente.
Marquinhos, apesar de jovem, já foi para duas Copas, e continua sendo um dos melhores zagueiros do mundo. Acho que o goleiro Ederson poderia virar titular da equipe, porque já acumula muita experiência.
Manter Vinícius Jr, Rodrygo, Militão, Richarlison, Pedro e Antony, testando os que vem aparecendo como Vítor Roque e Robert Renan, entre outros que se destacarão.
Enfim, quebrar essa panela do Tite, que prejudicou a seleção brasileira por seis anos. Chega de Neymar e Thiago Silva, né, gente? Um jogou três Copas; o outro, esteve em quatro e jogou três. E nada.
Ganhamos uma Copa América e um monte de jogos contra seleções sul-americanas e asiáticas. Mas, nas Copas, só vergonha.
Se tiver que ser um treinador português no comando, o nome certo é Abel Ferreira. Se for de outra nacionalidade, o nome é Carlo Ancelotti.
São as duas melhores opções de treinadores que vejo em condições de fazer parte dessa reformulação. São esses dois nomes que o presidente Ednaldo Rodrigues deveria focar e decidir, pela sua cabeça, sem influência de quem tem algum interesse nisso tudo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.