Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ações após tragédia em SP mostram que o Brasil está voltando a se humanizar

Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula (PT) e o prefeito Felipe Augusto (PSDB) em pronunciamento sobre as chuvas no litoral de SP - Ricardo Stuckert/PR
Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula (PT) e o prefeito Felipe Augusto (PSDB) em pronunciamento sobre as chuvas no litoral de SP Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Colunista do UOL

22/02/2023 08h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Carnaval voltou, e as destruições e as tragédias por causa das chuvas continuam acontecendo.

Se de um lado temos a alegria, a euforia, o divertimento e a vida, do outro temos dor, tristezas, perdas e mortes.

Não tem como não se sentir mal olhando as imagens da destruição e a grande maioria de nós tentando ajudar, de alguma maneira, do jeito que cada um pode.

Mas é muito importante o povo brasileiro voltar a ter solidariedade, empatia e amor pelo próximo, porque nos últimos quatro anos o desgoverno do covarde ex-presidente só espalhou ódio.

Só colocou uns contra os outros por meio de mentiras, fake news, crueldade e descaso, em todas as situações difíceis que o povo passou.

Foi perverso durante a pandemia, virou as costas para os povos indígenas, ignorando a situação crítica dos yanomamis. Abriu a porteira para os seus amigos criminosos do garimpo e também do desmatamento ilegal.

Mas, comparando o comportamento do atual presidente Lula com o desprezível ex-presidente, nessa mesma situação das tragédias decorrentes das fortes chuvas, vemos muito bem a diferença de sensibilidade e empatia com o povo brasileiro.

Em 2021, enquanto estava de férias em Santa Catarina, esse mesmo caos aconteceu na Bahia, com chuvas torrenciais, deslizamento de terra e enchentes. Muitas pessoas perderam tudo e muitas vidas se foram.

Mas o perverso ex-presidente não interrompeu as suas férias e continuou andando de jet ski, acenando para os seus apoiadores com a mesma falta de amor. Não se mexeu e só foi para a Bahia depois de receber muitas críticas. Mas não resolveu nada e nem lá ficou.

Em 2023, a mesma tragédia aconteceu, agora no litoral norte de São Paulo, e o atual presidente Lula estava na Bahia para assistir ao Carnaval de Salvador. Mas quando soube da destruição causada pelo excesso de chuvas, interrompeu o seu divertimento e voou imediatamente para o local.

Foi ver de perto, conversou com as pessoas e agilizou a ajuda. Aliás, ainda está lá, dando apoio aos trabalhadores e também sendo solidário com os familiares das vítimas.

O governador Tarcísio de Freitas também foi para lá. E, mesmo sendo de ideologias políticas diferentes, estão trabalhando juntos, como deve ser.

O Brasil está voltando a se humanizar, deixando para trás todo mal que o clã Bolsonaro espalhou pelo nosso país.

Aquele mentiroso continua fugitivo, mentindo que irá voltar e enganando os seus apoiadores.

Espero que as investigações contra todos eles acelerem e, se confirmados crimes (que acredito que aconteceram), deverão ser julgados e pagar caro pela crueldade que fizeram em todo o nosso Brasil.

O dever de um chefe de Estado que ganha uma eleição democraticamente é defender o seu povo, independentemente em quem as pessoas votaram.

O covarde ex-presidente só governava para os seus e passou quatro anos usando o seu poder para dificultar investigações contra ele e os filhos.

Além de ser o pior presidente da história política brasileira, também é o pior cidadão brasileiro. Um verdadeiro traidor da pátria, golpista e com um péssimo caráter.