Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Casemiro é o jogador brasileiro mais importante e eficiente da sua geração

Casemiro na partida contra o Barcelona, pela Liga Europa: liderança no Manchester United - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Casemiro na partida contra o Barcelona, pela Liga Europa: liderança no Manchester United Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Colunista do UOL

25/02/2023 08h00Atualizada em 26/02/2023 15h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cheguei à conclusão de que o volante Casemiro é o melhor e mais consistente jogador brasileiro da sua geração. E vou explicar como cheguei a essa definição.

Casemiro é de 1992, e fez parte daquela seleção sub-20 que ganhou o Sul-Americano e o Mundial em 2011. Naquele time estavam também Neymar, Lucas, Oscar, entre outros.

Muitos foram para grandes times europeus e foram bem, mas nenhum conseguiu se manter o tempo todo em alto nível, como está fazendo Casemiro.

O início da sua história como profissional foi igual ao de todos os garotos que fizeram sucesso nas categorias de base. Ficou deslumbrado, errou no comportamento, caiu de produção e a torcida tricolor foi cruel com ele, que precisou sair.

A diferença é que ele voltou a ter os pés no chão bem rápido e aprendeu quase que imediatamente com seus erros, percebendo que aquele caminho não iria dar em nada. Aí começou a sua trajetória europeia de altíssimo nível. Foi para o Real Madrid e logo foi emprestado para um excelente clube, que é o Futebol Clube do Porto.

Casemiro é um excelente volante, marca muito bem, rouba mais a bola do que faz falta, se apresenta bem ao ataque e chega a fazer gols importantes, como na final da Champions em 2017 e na última Copa, na vitória por 1 a 0 contra a Suíça.

Um meia criativo de alto nível, como o Modric, fica livre para armar as jogadas, porque sabe que Casemiro provavelmente roubará a bola caso aconteça um contra-ataque. Ele dá segurança para a defesa, faz cobertura dos laterais, dá muito equilíbrio ao meio-campo, e tudo isso com muita eficiência.

Todo treinador quer um cara como ele, porque além de grande jogador, tem uma liderança importante dentro de campo.

Casemiro consegue mudar o time de patamar, ou seja, ele chega e o time melhora. Foi assim no Porto, no Real Madrid, e isso agora ficou muito mais evidente no Manchester United.

O time do Ten Hag estava jogando mal, sendo muito criticado —inclusive já estava assim no ano anterior, com outros treinadores. Até que, na janela do verão passado, chegou Casemiro em Old Trafford.

Foi incrível. Apesar de ter tido um pouco de dificuldade até se adaptar, ele chegou, assumiu a posição de titular e quem não estava bem de meio para frente começou a jogar muito.

Hoje o United tem personalidade, reconquistou o torcedor do Red Devils e tem no volante brasileiro o grande suporte, tanto para o setor defensivo como o ofensivo.

Nessa temporada, está na disputa do título da Premier League (ocupa o 3º lugar na tabela) e é um dos favoritos para ganhar a Liga Europa. Neste domingo (26), disputou a sua primeira final com a camisa vermelha: no histórico estádio de Wembley, conquistou o título da Copa da Liga Inglesa sobre o Newcastle, contribuindo com um gol no placar de 2 a 0.

Casemiro é um grande vencedor de títulos importantes: são cinco Champions League com o Real Madrid, várias ligas espanholas, Copa do Rei, Supercopa da Uefa, Mundiais de Clubes, além de uma Copa América em 2019 com a seleção brasileira, sendo determinante em todas as conquistas.

Eu analiso um jogador por completo, mas a tendência é sempre achar que o melhor é aquele mais técnico e habilidoso, deixando de lado outras características.

Casemiro é o único jogador das últimas duas Copas, em que o Brasil foi mal, mas ele continua sendo incontestável. Em 2018, na Rússia, não jogou na eliminação contra a Bélgica, mas fez um bom Mundial. Assim como no Qatar, em 2022, em que o Brasil também foi eliminado mas ele foi considerado por muitos (inclusive por mim) como o melhor jogador da seleção.

E, nessa renovação, nem se cogita que ele não participe desse processo importante, seja com qualquer treinador. Claro que, tecnicamente, o grande jogador dessa geração é o Neymar, isso é indiscutível. Mas nem ele conseguiu se manter em alto nível o tempo todo, como está conseguindo há anos o volante brasileiro.

Casemiro é um dos jogadores mais importantes do futebol mundial já faz uma década. E, por todo esse histórico, considero que ele é o jogador mais importante e eficiente do futebol brasileiro da sua geração.