Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Se não buscar reforços, Corinthians não sonhará com nada em 2023

Colunista do UOL

12/03/2023 19h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians foi eliminado do Paulistão, em plena Neo Química Arena lotada, por um Ituano que até a última rodada tinha chances de ser rebaixado.

A verdade é que esse time do Corinthians sem o Renato Augusto se transforma apenas num bom time, mas sem criatividade, liderança técnica. A personalidade desse grupo também se perde sem o camisa 8.

O elenco é limitado porque não tem ninguém no elenco com a mesma característica, e sem o Renato time muda o jeito de jogar.

O Paulinho jogou no lugar do Renato nesse empate por 1 a 1 e acabou fazendo um gol no seu estilo, como o torcedor já tinha visto algumas vezes - alguém esquece a Libertadores de 2012?

Mas o Paulinho não é um jogador criativo. Ele é um ótimo segundo volante, que aparece como elemento surpresa, fazendo gols de cabeça desse tipo.

O time do Fernando Lázaro foi muito mal e deu chances para o time treinado pelo Gilmar Dal Pozzo pressionar e ameaçar o gol do Cássio.

O Ituano teve mais personalidade e com cautela foi agredindo o time do Corinthians até o lateral Raí acerar um chute forte, de longa distância. Na minha opinião, houve uma grande falha do Cássio no gol.

O Corinthians empatou, como já falei, com o Paulinho de cabeça num cruzamento do Adson e o 1º tempo terminou 1 a 1.

Já no segundo tempo, só o time do Parque São Jorge agrediu, empurrando o adversário para trás e foi pressionando o tempo todo. Teve chances, bola na trave, defesas do goleiro, mas com jogadas forçadas e não criativas.

O Lázaro demorou muito para mudar porque o Roni é ótimo na marcação, mas não pode nunca ser o cara de virada de jogo ou que cria algo.

Como o Ituano ameaçava muito pouco, deveria ter colocado rápido o Vera ou o Maycon para ter por mais tempo com jogadores melhores tecnicamente, mas não fez.

Fora isso, o Corinthians perdeu muitas chances e deu azar em outras, e aí o jogo foi para os pênaltis como queria o Ituano.

Entre os cinco primeiros para cada lado, quatro fizeram e um de cada lado errou. Mas quando foi para as alternadas, os erros aumentaram.

Fagner e Gil bateram muito mal e o Ituano consegui passar para a semifinal.

Não acho que será um motivo para se criar uma crise ou colocar em dúvida o trabalho do Fernando Lázaro. Mas deixa claro que para tentar títulos, o elenco precisa ser mais qualificado, porque as opções são limitadas e o time não pode ficar sem criatividade quando o Renato não jogar.

Precisa ir para o mercado para fortalecer tecnicamente o elenco para conseguir brigar de verdade, porque aqui no Brasil já tem Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Athletico, que estão na frente como time e elenco nesse momento.

E os torneios mais difíceis e importantes daqui a pouco começam e, a meu ver, com esse elenco, o Corinthians não luta por título no Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.

O Fernando Lázaro quando está completo tem um ótimo time, mas poucos jogadores do banco têm qualidade para substituir ou ser o titular da equipe.

Essa eliminação para o Ituano só foi o primeiro sinal. Se a diretoria não se mexer, a torcida não poderá sonhar com alguma coisa legal no ano de 2023.

Parabéns ao Ituano pela classificação para a semifinal do Paulistão.