Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Há cinco anos fazemos a mesma pergunta: quem mandou matar Marielle Franco?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O dia 14 de março deveria se transformar no "dia mundial da pergunta".
Afinal, quem mandou matar Marielle?
Essa é a pergunta que o mundo faz há cinco anos, desde a execução covarde e perversa de que foram vítimas a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018.
Quanto tempo ainda teremos que esperar para que os assassinos sejam julgados e para sabermos quem foi o mandante desses assassinatos covardes?
Esse foi um tema forte na campanha do novo governo, e eu não vou deixar de cobrar a solução desse caso, independentemente de quem eu votei.
É, sem dúvida, um crime que não pode ser varrido para baixo do tapete ou "terminar em pizza", que é o termo usado pelo povo quando algo grave cai no esquecimento.
Já passou do tempo de o governo brasileiro dar uma resposta para o mundo sobre essas execuções.
O desgoverno Bolsonaro não fez questão alguma de ir a fundo nesse caso. Muito pelo contrário: demitia o delegado da PF que se aproximava de descobrir o que todos querem saber.
Quem mandou matar Marielle?
O governo atual tem a obrigação de colocar essa investigação como uma prioridade, assim como acabar com o garimpo ilegal e o desmatamento da Amazônia.
Existem muitas questões urgentes e não deixarei de cobrar uma atitude real do ministro da Justiça Flávio Dino, que já mostrou estar disposto de verdade a resolver esses problemas político-sociais.
É óbvio que a grande maioria dos apoiadores do ex-presidente não têm o mínimo interesse em saber quem mandou a matar Marielle. E, pior, existem muitos que concordam com o que foi feito.
Do mesmo jeito que sempre que escrevo sobre assuntos políticos aparecem aqui para comentar sem argumento algum. Os ataques são feitos sempre do mesmo jeito: "viciado, drogado, cheirador", "quem é você para falar de alguém?", "olha o seu passado".
Pois bem, podem continuar fazendo a mesma coisa, porque não vou parar de cobrar que a Justiça resolva todos os possíveis crimes do ex-presidente covarde e fugitivo.
Porque ele atrapalhou por quatro anos as investigações do caso Marielle e, talvez, o contrabando de joias seja o menor de seus possíveis crimes.
E o mundo quer saber: quem mandou matar Marielle?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.